Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Califórnia vira “estado-santuário” ao ampliar proteção legal para imigrantes

Divulgação/Astrid Riecken – Agência Lusa

A Califórnia passou a ser, desde a última quinta-feira (5), o primeiro estado-santuário norte-americano, com a assinatura de 11 novas leis para defender imigrantes de políticas do governo de Donald Trump. A decisão, que beneficia imigrantes indocumentados, serve também para proteger a própria economia do estado – essencialmente dependente da mão-de-obra desses imigrantes. Cerca de 3 milhões de pessoas com status imigratório irregular vivem no estado.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O conjunto de leis foi assinado pelo governador Jerry Brown e visa a proteger a comunidade de imigrantes indocumentados de ações de deportação conduzidas pelo governo federal. Los Angeles e São Francisco já eram cidades-santuário no estado – termo usado para definir as cidades que não colaboram com a imigração em nível policial.

As leis protegerão imigrantes indocumentados das ações do governo federal, restringindo a colaboração com agentes de imigração, além de fornecer assistência aos estudantes e combater abusos em contratos entre inquilinos e proprietários, por exemplo, de ameaças de deportação.

A primeira lei assinada foi a que concedeu à Califórnia o status de primeiro estado-santuário. “Essa ação protege a segurança pública e garante que os trabalhadores que contribuem para o nosso estado sejam respeitados”, afirmou o governador.

Na prática, agora todo o estado – não somente as cidades-santuário (Los Angeles, San Francisco, etc) – está limitando a cooperação das forças policiais locais com as autoridades federais de imigração. A Califórnia já concedia alguns benefícios.

As medidas aprovadas são complementares a outras leis importantes para os imigrantes, aprovadas anteriormente pelo governador Jerry Brown, entre elas o Califórnia Dream Act, que fornece ajuda financeira aos estudantes indocumentados para cursos superiores. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm