Biólogo paraminense assume presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará (CBH-Pará) promoveu na quarta-feira, 10 de agosto, a eleição da nova diretoria para o mandato de um ano. Duas chapas foram registradas para participar do pleito.

O órgão é composto por representantes de vários segmentos. Do poder público estadual participam os representantes do IGAM, EMATER, IMA, FEAM, IEF, Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Ministério Público, Secretaria de Estado da Educação, Diretoria de Ações Descentralizadas de Saúde (DADS), Rural Minas, Secretaria do Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA).

Do poder público municipal participam Carmópolis de Minas, Desterro de Entre Rios, Piracema, Passa Tempo, Resende Costa, Carmo do Cajuru, São Gonçalo do Pará, Conceição do Pará e Itaguara.

Maravilhas, Papagaio, Pitangui Pompéu, Igaratinga, Itatiaiuçu, Itaúna, Onça de Pitangui, Florestal, Pará de Minas, Carmo da Mata, Cláudio, Oliveira, São Francisco de Paula, Divinópolis, Itapecerica e São Sebastião do Oeste.

Além dos municípios de Formiga, Pedra do Indaiá, Santo Antônio do Monte; Araújos, Leandro Ferreira, Nova Serrana, Perdigão, Bom Despacho e Martinho Campos.

Os usuários de água estão representados por CEMIG, COPASA, SAAE, FAEMG, FIEMG, Cooperativas Agrícolas, Associações Comerciais e Industriais, Sindicato de Usuários de Águas, Sindicato Rural e Associação de Avicultores.

Da sociedade civil organizada ocupam cadeiras: Comunidade Indígena Kaxixó, CREA, Organizações Não Governamentais (ONG’s), Instituições de Ensino Superior e Ensino Médio, Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Associações Representativas em Recursos Hídricos.

O biólogo José Hermano de Oliveira Franco, gerente da Associação dos Amigos do Meio Ambiente (AMA PANGEIA) e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente (CODEMA) de Pará de Minas, foi eleito o novo presidente do CBH-Pará.

Ele disse que ficou muito feliz por ter sido convidado a participar da disputa. Ressalta que enfrentará muitos desafios porque o CBH-Pará não tem sede própria e é preciso reunir os conselheiros nas plenárias:


José Hermano de Oliveira Franco
cbhparajosehermano1

A meta é mapear todos os afluentes do rio Pará e discutir ações para preservar os recursos hídricos. O trabalho será de reestruturação e de união de esforços para que sejam apresentadas as demandas a serem atendidas:

José Hermano de Oliveira Franco
cbhparajosehermano2

O CBH-Pará ainda não tem informações consistentes para renovação das outorgas que foram liberadas para empresas e municípios. Muito trabalho precisa ser feito para que os mananciais sejam respeitados e cuidados:

José Hermano de Oliveira Franco
cbhparajosehermano3

A chapa vencedora é composta por José Hermano de Oliveira Franco representante da AMA PANGEIA (presidente), José Jorge Pereira representante do IGAM (vice-presidente) Túlio de Sá representante da FIEMG (1º secretário) e Edson de Souza Vilela – prefeito de Carmo do Cajuru (2º secretário).

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!