Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Países latinos usam criatividade para preservação ambiental

Reprodução

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), no estudo O Estado das Florestas no Mundo de 2018, divulgado na sexta (6), cita além do Brasil, Guatemala, México e Costa Rica como exemplos de países que buscam alternativas para conscientizar a sociedade sobre a necessidade de preservação ambiental e combate ao desmatamento;

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O relatório da FAO informa que na Guatemala, em que 70% das terras florestais estão sob algum tipo de proteção, as empresas florestais comunitárias gerenciam mais de 420 mil hectares dentro da Reserva da Biosfera Maia.

A Guatemala concedeu a essas empresas concessões florestais. Em um ano (2006 a 2007), estas instituições obtiveram receitas de 4,75 milhões de dólares pelas vendas de madeira certificada e 150 mil para a venda de produtos florestais não-madeireiros.

Segundo o estudo, as empresas guatemaltecas geraram mais de 10 mil empregos diretos e uns 60 mil indiretos. Além disso, pagavam aos trabalhadores mais que o dobro do salário normal (Instituo de Recursos Mundiais, 2008).

Comunidades
A partir de 1997, no México começou um programa destinado às comunidades com o objetivo de incetivar a criação de empresa florestais. Atualmente há mais de 2.300 grupos comunitários manejam suas florestas para a extração de madeira, o que gera importantes rendas para as comunidades e as famílias.

As autoridades da Costa Rica investiram no ecoturismo. Só 2016, 2,9 milhões de turistas estrangeiros visitaram o país, dos quais 66% disseram ter ido em busca de passeios e atividades ligadas à natureza.

No caso da Costa Rica, os turistas gastaram em média US$ 1.309 por pessoa, gerando para o país de US$ 2,5 bilhões, apenas com atividades ligadas ao turismo de natureza. Este tipo de atividade é equivalente a 4,4% do Produto Interno Bruto (PIB) da Costa Rica. Com Agência Brasil

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm