Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Turquia critica decisão do Parlamento Europeu de suspender sua adesão à UE


O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, disse que o relatório do Parlamento Europeu pedindo aos Estados membros da União Europeia para suspender as negociações de adesão da Turquia ao bloco é “nulo e sem efeito”. A informação é da agência Xinhua.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O Parlamento Europeu votou na quinta-feira uma proposta do Relatório da Comissão de 2016, que sugere a suspensão das conversações de adesão da Turquia, se as alterações constitucionais turcas aprovadas em um referendo de 16 de abril forem em frente. O governo turco diz que a votação do Parlamento, que não é juridicamente vinculativa, é uma tentativa de “sabotar” o clima positivo recente das negociações entre a UE e o país.

A Turquia se preocupa com as decisões tomadas pelos líderes da UE, e não com as feitas pelos membros do Parlamento Europeu, informou Yildirim em Ancara, segundo a agência estatal turca Anadolu. Ele enfatizou que a Turquia está determinada a ser membro da “família da UE”. No entanto, segundo ele, Ancara tem alternativas e juntar-se ao bloco não é a única opção do país.

O ministro turco dos Assuntos Europeus, Omer Celik, criticou a proposta do Parlamento Europeu, dizendo que foi “uma decisão errada”, e prometeu que o país irá devolver o relatório. “Essas demandas só podem ser descritas como um desrespeito à vontade da nação turca”, disse.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Turquia, Huseyin Muftugolu, disse que a decisão foi baseada em “falsas alegações” e prejudica a reputação do Parlamento Europeu.

O relatório, com 477 votos a favor e 64 contra, solicita aos Estados membros que “suspendam formalmente as negociações de adesão com a Turquia sem demora, se o pacote de reforma constitucional turca for implementado sem alterações”, numa referência ao conjunto de propostas constitucionais abrangentes aprovadas pelo eleitorado turco em abril deste ano. Com Agência Brasil/Agência Xinhua

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm