Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Falta de prevenção faz aumentar casos de Sífilis e HIV entre os paraminenses


As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) sempre foram uma grande preocupação para as autoridades de saúde pública. São patologias que podem ser evitadas e uma parte da população não adere a prevenção.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O uso de preservativos durante a relação sexual é uma das principais medidas a serem adotadas. Também é preciso evitar o consumo de drogas injetáveis, pois o contato com agulhas pode provocar a contaminação.

Dados apurados pela reportagem do Portal GRNEWS, com base no relatório da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis, referente ao exercício 2017, comprovam que o município de Pará de Minas registrou sete casos de sífilis adquirida em mulheres e nove em homens com idade entre 15 e 19 anos.

Dos 20 aos 29 anos foram oito casos em mulheres e 27 em homens. De 30 a 39 anos houve 10 mulheres e 17 homens infectados. Os números mostram que a Sífilis vem se espalhando consideravelmente.

Já a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS) teve dois registros em mulheres e três em homens com idade entre 20 e 29 anos. Também uma mulher infectada e dois homens de 30 a 39 anos.

Para Juliana dos Santos Machado, coordenadora do Centro de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança (CASMUC), o número de DST’s vem crescendo a cada ano em Pará de Minas e os números registrados são subnotificados:


Juliana dos Santos Machado
dstparademinasjulianasantosmachado1

Entre as doenças mais comuns estão à Clamídia e a Gonorreia. Porém, o avanço da Sífilis tem preocupado as autoridades da área de saúde. Os adolescentes são os que menos se previnem:

Juliana dos Santos Machado
dstparademinasjulianasantosmachado2

As famílias também precisam assumir o papel de orientar especialmente os jovens. Até mesmo em idosos são registrados casos de HIV e as estatísticas mostram o agravamento da situação devido à falta de cuidados:

Juliana dos Santos Machado
dstparademinasjulianasantosmachado3

Os exames preventivos no caso das mulheres é um grande aliado no diagnóstico de DST’s. Desta forma é possível iniciar o tratamento no começo das doenças e os resultados sempre são mais efetivos:

Juliana dos Santos Machado
dstparademinasjulianasantosmachado4

Todas as unidades de saúde do município disponibilizam orientações sobre prevenção e tratamento das DST’s. Os profissionais podem ser consultados e exames solicitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm