Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Diário de Uma Terra de Riqueza e Esperança. Uma Fortaleza e um Mercado – Parte 16

camollantApós deixarmos Awanacancha, “o palácio do tecido”, continuamos nossos CAMINHOS pelo Vale Sagrado dos Incas, no Peru, e alguns quilômetros depois, chegamos a Ollantaytambo, uma monumental cidade inca, que ainda é habitada até os dias de hoje.

Ollantaytambo está localizada no distrito de mesmo nome, província de Urubamba, aproximadamente a 60 quilômetros a noroeste da cidade de Cusco, e tem uma altitude de 2.792 metros acima do nível do mar, sendo que, no auge da civilização inca, apresentava-se como um complexo militar, religioso, administrativo e agrícola.
Anotamos em nosso diário, após ouvirmos atentamente a explicação do nosso guia que, em termos arquitetônicos, Ollantaytambo também é um dos complexos mais monumentais do antigo Império Incaico.

Comumente chamado “Fortaleza”, devido a seus descomunais muros, essa construção foi, na realidade, um “tambo”, quer dizer, uma cidade-alojamento, localizada estrategicamente para dominar o Vale Sagrado dos Incas.
 
O tipo arquitetônico empregado, assim como a qualidade de cada pedra, trabalhada individualmente, fazem de Ollantaytambo uma das obras de arte mais peculiares e surpreendentes que realizaram os antigos peruanos.

Algumas das rochas utilizadas na construção são somente encontradas a alguns quilômetros da cidade, o que revela o domínio de técnicas avançadas de transporte de rochas.

Após cuidadosas pesquisas, continuava dizendo o nosso guia enquanto caminhávamos boquiabertos pelo interior da imponente construção, descobriu-se que as pedras eram trabalhadas antes de serem transportadas e nesse trabalho eles deixavam sulcos para facilitar o transporte, mediante amarração de cordas.

Uma das montanhas que cercam a cidade mostra formações rochosas que lembram a metade de um rosto, aparentando ser um rei de barba e coroa. O rosto apareceu após um terremoto que aconteceu no século passado, e desperta até hoje a curiosidade dos visitantes e mesmo dos habitantes da cidade, que afirmam tratar-se do rosto de um protetor místico, que cuida da cidade e de seu povo.

Ao lado do rosto existe um silo de alimentos, que muitas das vezes é confundido com uma prisão. A localização do silo foi muito bem planejada, mesmo em dias de sol intenso, o vento forte que bate na montanha mantém o local bem fresco, favorecendo a conservação dos alimentos.
 
campisacAo lado de Ollantaytambo, existe um pequeno povoado, de mesmo nome, com pousadas, e pequenas lojas de artesanato, além de mercados com água e comida, e uma estação ferroviária, de onde diariamente partem passeios para Machu-Picchu, em um trajeto de 90 a 120 minutos.
 
Partindo da “Fortaleza”, caminhamos mais um pouco pelo Vale Sagrado dos Incas, e entre belas paisagens naturais, já era possível ver o Rio Urubamba, considerado um Rio Sagrado para o povo inca.

Alguns quilômetros depois, chegamos na cidadezinha de Písac, um outro importante ponto de visitação no Vale Sagrado dos Incas, principalmente devido a um mercado índio de artesanato, que funciona às terças e quintas-feiras, e também aos domingos.

Anotamos em nosso diário que, no mercado índio, o turista pode observar os mais variados produtos artesanais, bem como instrumentos musicais, além de roupas e agasalhos, e caso se anime a negociar, poderá adquirir produtos típicos por preços acessíveis, e bem mais barato que nos grandes centros do Peru.

(continua)

Quer saber mais sobre nossas aventuras no Peru? Acesse AQUI, e clique no link “assistir programas”, e depois no link da “quinta temporada”, a partir do episódio 5.14, e até o episódio 5.39.

Programa Caminhos
Já está no ar a Sexta Temporada Inédita do Programa Caminhos – Toda quinta-feira, às 20 horas, na TVI.
 
Horário alternativo – todo sábado, às 12h30.
 
Não perca!

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm