Policiamento intensificado durante o carnaval. Veja às dicas de segurança da Polícia Militar

O Carnaval, maior festa popular do Brasil reúne milhões de foliões a partir desta sexta-feira, 9 de fevereiro. Durante este período muitas pessoas aproveitam para viajar em busca de alegria e agito nos cinco dias de folia.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Quem vai pegar a estrada deve ficar atento à documentação e revisão do veículo. Também devem redobrar os cuidados com a segurança da residência que ficará vazia. A Polícia Militar está ciente de todas estas situações e elaborou um plano estratégico com trabalho ostensivo nas cidades que promoverão a festa do Rei Momo.

Em Pará de Minas não terá evento popular de carnaval. Mas em municípios vizinhos a folia já está preparada. Para garantir o policiamento necessário, foram suspensas as férias e será empregado o efetivo administrativo e de militares em curso, além de unidades especializadas.

Aproximadamente dois mil militares realizarão o policiamento de trânsito rodoviário e ambiental em 30 mil km de rodovias estaduais e federais delegadas. Também serão realizadas operações de fiscalização nas estradas e vias urbanas.

Os etilômetros ou bafômetros serão utilizados para flagrar motoristas alcoolizados. Já os radares móveis estarão registrando os abusos no trânsito. Também haverá campanhas educativas junto à população.

A PM sempre dá algumas dicas importantes para aqueles que planejam aproveitar a folia. Uma orientação está relacionada as crianças e adolescentes que estiverem brincando o Carnaval.

Os pais ou responsáveis devem fazer com que os jovens tenham um papel com endereço, nome dos pais e um telefone de contato. Os menores devem estar próximos e sendo supervisionados.

De acordo com o tenente Salomão Rodrigo Clide de Sena Silva, outra dica importante é em relação às residências dos foliões que pretendem viajar. O ideal é pedir um parente ou vizinho para ficar de olho no imóvel:


Salomão Rodrigo Clide de Sena Silva
segurancanocarnavaltenentesalomao1

Outro cuidado a ser tomado é com os aparelhos celulares, que são os mais furtados durante o Carnaval. Algumas pessoas não tomam as devidas precauções e acabam prejudicados. Também se deve dar preferência aos cartões magnéticos e carregar quantias menores de dinheiro:

Salomão Rodrigo Clide de Sena Silva
segurancanocarnavaltenentesalomao2

Os participantes da festa devem evitar brigas e tumultos. Muitas vezes as confusões são provocadas pelo abuso de bebidas alcoólicas. O policiamento ostensivo estará pronto para conter qualquer problema:

Salomão Rodrigo Clide de Sena Silva
seguracnanocarnavaltenentesalomao3

O Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e outros órgãos do Estado também atuarão de forma integrada durante a festividade. Qualquer problema o folião pode acionar o policial mais próximo ou ligar para o número 190.

Dicas de Segurança da Polícia Militar
A Polícia Militar produziu vídeos e áudios com dicas de segurança importantes para evitar problemas para os foliões durante o carnaval.

Em um dos vídeos a Polícia Militar sugere que o folião dê preferência ao transporte público durante os dias de carnaval.

Assista

Outra preocupação dos policiais militares é com o furto de aparelhos celulares.

Veja a dica

A Polícia Militar também recomenda que ninguém faça excessivo de bebida alcoólica. E se beber não assuma a direção de veículos.

Assista

A Polícia Militar também alerta para quem as pessoas não andem com muito dinheiro e evitem usar joias durante os dias de carnaval.

Assista

Outra dica importante da Polícia Militar para os foliões é respeitar o espaço dos outros e ficar longe de brigas.

Assista

A Polícia Militar também produziu clipes com participação de artistas mineiros provendo um carnaval de paz em Minas Gerais.

Carnaval de Paz – Tianastácia – Assista

Carnaval de Paz – Bartucada – Assista

Carnaval de Paz – Tô seguro, tô ligado – Assista

Para que a mensagem chegue ao maior número de pessoas, além dos vídeos, a Polícia Militar também produziu spots com dicas de segurança para quem vai cair na folia e curtir o carnaval em Minas Gerais.

Ouça
Dica da PM – Evite bebida alcoólica e se beber não dirija durante o carnaval
Dica da PM – Evite bebida alcoólica e se beber não dirija durante o carnaval

Dica da PM – Não faça selfie em meio a multidão e guarde bem o celular
Dica da PM – Não faça selfie em meio a multidão e guarde bem o celular

Dica da PM – Não leve muito dinheiro e evite usar joias durante o Carnaval
Dica da PM – Não leve muito dinheiro e evite usar joias durante o Carnaval

Dica da PM – Dê preferência ao transporte público nos dias de folia
Dica da PM – Dê preferência ao transporte público nos dias de folia

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!