Seminário valoriza, qualifica e discute direitos dos moradores de rua em Pará de Minas

seminario_moradores_de_rua071216
O município de Pará de Minas realizou o II Seminário Sobre População em Situação de Rua e debateu a promoção, garantia e defesa dos direitos humanos dessas pessoas. O evento ocorreu na quarta, 7 de dezembro, no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Durante o seminário foi realizada cerimônia de formatura da 1ª turma do curso de capacitação em reparos e reformas, promovido pelo Instituto Integrar Vidas. Também foi a apresentada a peça teatral “O Amor está na rua”, dirigida por Fernando Limoeiro e o documentário “O nome da rua: sem porta, nem porta voz”, produzido por Isabel Faria.

O evento foi importante para valorizar e qualificar as pessoas em situação de rua em Pará de Minas, que são acolhidas e direcionadas para o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).

seminario_moradores_de_rua071216a
Uma dos concluintes do curso de qualificação em reparos e reformas foi o morador de rua, que está quase deixando esta vida, Pablo de Souza Barroso. Ele conta que é de Belford Roxo, no estado do Rio de Janeiro e chegou a Pará de Minas para trabalhar na Festa do Frango e do Suíno de 2014 e acabou ficando por aqui.

Ele dormia nas imediações da matriz de São Francisco e acabou sendo convencido a mudar de vida pela equipe do Centro Pop. Por causa do uso de bebida alcoólica, demorou um pouco para ser aceito no Instituto Integrar Vidas. Quase dez meses após esta conquista pessoal, ele comemora a qualificação no curso:

pablo_de_souza_barroso071216
Pablo de Souza Barroso
pablosouzabarroso1

Durante o seminário foi apresentado o documentário “O nome da rua: sem porta, nem porta voz”, produzido por Isabel Faria. Esta foi à primeira experiência dela como documentarista. Ela, que é atriz e produtora teatral, disse que ao realizar um trabalho com os moradores de rua sobre técnicas teatrais ouviu muitas histórias e resolveu realizar o documentário:

isabel_faria071216
Isabel Faria
isabelfaria1

O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Daniel Fioravante Barbosa, destaca que a implantação do Centro Pop nesta gestão e a parceria com o Instituto Integrar Vidas proporcionou certo protagonismo para os moradores de rua, contrariando a afirmação de alguns na qual este trabalho é apenas para matar a fome de vagabundo:

Daniel Fioravante Barbosa
danielfbarbosa1

daniel_fioravante_barbosa071216
Daniel Fioravante Barbosa também argumenta este trabalho do Centro Pop também contribuiu para a diminuição do número de pessoas em situação de rua em Pará de Minas:

Daniel Fioravante Barbosa
danielfbarbosa2

O II Seminário Sobre População em Situação de Rua: promoção, garantia e defesa dos direitos humanos, é uma promoção da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, na qual está vinculado o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop).

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!