Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Conab prevê 213,1 milhões de toneladas de grãos de 2016/2017

A produção de grãos deve crescer 14,2% na safra de 2016/2017, com um aumento de 26,5 milhões de toneladas em relação à safra anterior. A estimativa foi divulgada nesta quinta (8) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e chega a 213,1 milhões de toneladas. Este é o terceiro levantamento da safra da Conab, do total de 12, feito entre 20 a 26 de novembro.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Segundo o superintendente de Informações do Agronegócio da Conab, Aroldo de Oliveira Neto, o principal fator para o aumento da produção é o aumento de área, que deve chegar a 59,2 milhões de hectares, o que representa um aumento de 1,4% ou 827 mil hectares, comparada à safra 2015/2016.

Neto explica, por exemplo, que a área de feijão cresceu 13%, o milho 3%, e a soja 2%. Mas como a soja é a cultura mais produzida, um aumento percentual pequeno que seja de área, gera um aumento significativo na produção. A projeção de crescimento da soja é 7,3% na produção, podendo atingir 102,45 milhões de toneladas.

Segundo o superintendente da Conab, a incorporação de pastagens é o principal fator de aumento da área plantada. “O aumento da área está muito focada nas áreas de pastagens ou pastagens degradadas, que são áreas que estão sendo utilizadas para fazer a produção dessas culturas. Existe, em menor, proporção a substituição de uma cultura pela outra, mas nada que seja além dessa incorporação de pastagens”, explicou.

O algodão e o arroz foram exceções nesse crescimento, pois perderam área para o cultivo de soja. Ainda assim, a produção dessas culturas deve subir. O arroz registra uma produção de 11,5 milhões de toneladas, aumento de 8,5%; e o algodão deve crescer 9,7% e chegar a 1,41 milhão de toneladas.

Para o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Néri Geller, mesmo com a crise política, o setor está motivado para produzir e retomar a economia do país. “Você tem o incremento só de movimentação dessa produção da ordem de R$ 200 bilhões, além de desaguar em outras demandas, por exemplo, transporte, como movimentar a indústria de caminhões, a indústria de pneus, todo o comércio, as revendas de insumos e indústria de equipamentos agrícolas”, disse. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm