Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Teníase e Cisticercose

tencistA Teníase e a Cisticercose, são duas entidades mórbidas distintas, causadas pela mesma espécie de cestódio, nas fases diferentes de seu ciclo de vida. A Teníase é provocada pela presença da forma adulta da Taenia solium ou da Taenia saginata no intestino delgado do homem. As tênias também são chamadas de solitárias, porque, na maioria dos casos, o portador traz apenas um verme adulto. A Cisticercose é causada pela larva da Taenia solium nos tecidos (Músculos, Sistema Nervoso, etc.), ou seja, é uma enfermidade somática.

A Cisticercose é muito comum no nosso meio e causa uma doença que pode ser grave, pois atingindo o Sistema Nervoso, causará a Neurocisticercose (que o leigo costuma chamar de ovos de solitária). Não existe o “ovo de solitária na cabeça” e sim a larva que migra até o Sistema Nervoso, este sofre um processo inflamatório e posteriormente teremos uma calcificação, que geralmente é pequena e arredondada, o que origina a terminologia ovo de solitária.

A Neurocisticercose cerebral é uma das grandes causas de crises convulsivas no nosso meio, sendo a complicação mais comum, porém não menos grave. Outras complicações na Neurocisticercose é o quadro demencial causado por inúmeras calcificações (há casos de centenas de calcificações no sistema nervoso), hidrocefalia que geralmente requer tratamento cirúrgico e até distúrbios do comportamento.

Quando o parasita permanece no intestino os sintomas são dores abdominais, náuseas, vômitos, perda de peso, debilidade, diarréia ou constipação. A infestação pode ser percebida pela eliminação de espontânea de proglotes do verme, nas fezes.

A Taenia solium é a tênia da carne de porco e a Taenia saginata é da carne bovina. A Teníase é adquirida pela ingestão de carne de porco ou de boi mal cozida, que contém as larvas. Quando o homem ingere os ovos de Taenia solium adquire a Cisticercose. A Cisticercose humana por ingestão de Taenia saginata segundo a literatura, não ocorre ou é extremamente rara.  Os ovos da Taenia permanecem viáveis no meio ambiente por vários meses, contaminado pelas fezes de humanos portadores de Teníase (pela eliminação dos proglotes, segmentos do corpo da Taenia).

Existem medicamentos para a Teníase, porem a prevenção dessa enfermidade é uma das medidas mais eficazes no controle da doença. A aplicação prática dos princípios de higiene pessoal e o conhecimento dos principais meios de contaminação constituem medidas importantes de profilaxia (lavar as mãos, lavar frutas, legumes ou verduras), bem como não ingerir carnes mal passadas ou de origem duvidosa.

Leia outros artigos de Dr. Márcio Melo Morais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm