Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Clientes e suas personalidades

atendcFalemos um pouco sobre o cliente, a peça-chave para o fechamento de um ótimo negócio ou de uma venda de sucesso. Antes de tudo, é importante termos a consciência de que cliente é aquele indivíduo que possui uma necessidade/desejo de adquirir um bem/serviço e quer que essa necessidade/desejo seja satisfeita. O grande desafio para uma empresa – numa época na qual transbordam opções – é mostrar para este indivíduo que ela pode satisfazer esta necessidade de uma maneira melhor do que seus concorrentes. Pode-se dizer, portanto, que não existe o chamado “cliente fiel”. Deste modo, a culpa é sua se algum consumidor que já comprou de seu empreendimento está agora adquirindo bens de um concorrente.

Clientes satisfeitos são a alma dos bons negócios, e isso se dá quando a empresa consegue cativar consumidores. Para cativar um cliente em potencial, o primeiro passo é conhecê-lo, uma vez que existem vários tipos deles.

Um bom exemplo são os clientes emotivos, pessoas muito sensíveis e carentes emocionalmente, que tentam envolver e tomar muito tempo de quem está atendendo. Elas esperam um relacionamento afetivo, com dose fortalecida de empatia, gostam de ser chamadas pelo nome repetidas vezes, de cruzamento de olhares compreensivos e precisam ter a certeza de que o sentimento foi compreendido, junto com a garantia da solução para o seu problema.

Estes clientes esperam sempre uma palavra amiga e quando estão olhando um produto ou serviço esperam que o atendente faça elogios, dizendo que aquela é uma ótima escolha e que produto/serviço é excelente. Quando nos defrontamos com este tipo de consumidor, devemos agir com serenidade, sem levantar o tom de voz, pois ele pode achar que estamos de alguma forma o agredindo. Precisamos também provar que além de estarmos tentando vender algum produto ou serviço para ele, estamos sempre falando a verdade, transmitindo, assim, o máximo de credibilidade possível.

Os maiores cuidados que devem ser tomados com este tipo de cliente são: não exagerar na amabilidade, para que o atendimento não se torne pedante; manter o profissionalismo para que o cliente não confunda bom atendimento com algo mais profundo, o que ocasionar transtornos e abusos.

O cliente racional é, por sua vez, o inverso do emotivo. São aquelas pessoas que argumentam baseando-se em números reais e fatos. Ao atender esses consumidores é necessário conhecer todos os detalhes sobres suas necessidades, demonstrar agilidade, possuir raciocínio rápido e evitar palavras como: “eu acho que…”, “eu acredito…”, “é possível que…”, “não tenho certeza…”, etc. Todos os detalhes do produto que está em negociação  devem ser dados de maneira clara e detalhada, não deixando espaços para dúvidas e passando o máximo de credibilidade para o cliente. Se um colaborador começa a gaguejar na frente de um cliente racional, a venda poderá estar comprometida, pois se este tipo de consumidor perceber que o vendedor desconhece algumas informações sobre o produto ou serviço que ele está comprando, ele não comprará. É um equívoco muito grave tentar enganar esse tipo de cliente com alguma desculpa, uma vez que o mesmo somente vai às compras depois de ter pesquisado e reunido um grande número de informações sobre o produto de seu interesse.

Se você já atendeu clientes com esses perfis e não foi bem sucedido na venda, é provável que você não utilizou a técnica correta. Procure sempre analisar os consumidores que buscam seus serviços. Ressalto que essa análise tem que acontecer de maneira sutil, preferencialmente no primeiro contato. O que tem que ser lembrado é que o marketing de relacionamento é o que encanta o cliente.

Nos próximos artigos, estarei falando de outros tipos de cliente. Por enquanto, pense nos dois discutidos acima e boas vendas.
Um grande abraço.
Ednei Duarte

Leia outros artigos de Ednei Duarte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm