Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Luz na floresta

nuncamaiseleabandonouafloresta
Não digo que terminei hoje de ler O jogo das contas de vidro, de Hermann Hesse, porque esse livro não se termina – pelo menos não para aqueles que se deixam levar por sua magia, que se entregam de corpo e alma a essa leitura que é ao mesmo tempo uma viagem de autoconhecimento, um encontro consigo mesmo, com a natureza e com Deus. Não se termina porque sua voz suave e reconfortante não cessa dentro de nós com a palavra “fim”, lida com tristeza na última página, após a frase “Nunca mais ele abandonou a floresta”; uma voz que continua soando como leve brisa benfazeja, lembrando-nos do que realmente importa nessa vida: amor, compaixão, serenidade, humildade e simplicidade.

Lançado em 1943, O jogo das contas de vidro é um livro atemporal, universal, escrito por um homem que, além de grande escritor, era um sábio, um profundo conhecedor da alma humana. Seu texto é simples, fácil de ler, mas nem todos que o leem conseguem entendê-lo, porque estão presos demais à superfície, às batalhas efêmeras da ambição. O próprio Hesse afirmou certa vez que os leitores que menos o entendiam eram os americanos do norte. Ora, por quê? Certamente por se tratar de um povo apegado demais a uma ideia de sucesso que valorizava, acima de tudo, as conquistas individuais no mundo do trabalho (capitalista), ligadas a dinheiro, reconhecimento e poder, e não o ser, a harmonia com o todo, a paz de espírito, a alegria simples de existir…

Nunca um livro me fez tão bem quanto esse – e continua fazendo… Com ele na alma sinto-me mais próximo do bem viver, embora o conflito entre o que eu entendo como minha essência (ou minha verdade) e as demandas da superfície continue existindo… Mas certamente com menos força, com menos dor…

Obrigado, Hermann Hesse!

Flávio Marcus da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm