Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Construção civil registra alto índice de desemprego em Pará de Minas e preocupa sindicalista


Ainda é muito alto o índice de desemprego em todo o país e em alguns setores produtivos a situação é preocupante. Os últimos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o número de desempregados nos três primeiros meses de 2018 chegou a 13,7 milhões de pessoas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A pesquisa apontou uma diminuição de 2,7% postos de trabalho na indústria, o que corresponde a aproximadamente 327 mil pessoas. No comércio o impacto chegou a 2,2%, cerca de 396 mil trabalhadores a menos.

Na construção civil o índice chegou a 5,6%, o que pode significar menos 389 mil pessoas trabalhando. As estatísticas continuam preocupando os movimentos sindicais e principalmente os trabalhadores.

A economia vai demorar um tempo para se recuperar das grandes perdas. Por último a greve dos caminhoneiros também provocou prejuízos milionários para todo o Brasil.

De acordo com Joaquim Luiz de Freitas, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário de Pará de Minas, a situação é ainda mais grave em grandes centros urbanos, pois o número de pessoas desocupadas é muito grande:


Joaquim Luiz de Freitas
construcaociviljoaquimfreitas1

Nas cidades menores os profissionais da construção são contratados para serviços temporários, o que ameniza o problema do desemprego. Porém, o índice de pessoas sem trabalho continua preocupante:

Joaquim Luiz de Freitas
construcaociviljoaquimfreitas2

A redução do número de desempregados em relação ao mesmo período de 2017 não ocorreu por causa de uma melhora do mercado de trabalho, de acordo com o IBGE. Segundo o órgão, os números registrados são de trabalhadores que desistiram de procurar emprego.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm