Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Cuba estabelece roteiro sustentável para o desenvolvimento

Um roteiro para implementar um ambicioso conjunto de reformas econômicas, sociais e políticas foi desenhado em Cuba, depois que a Assembleia Nacional aprovou recentemente três documentos que orientam o curso para o desenvolvimento futuro do país. A informação é da agência Xinhua.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O Parlamento cubano analisou, na semana passada, em duas sessões extraordinárias, o progresso das reformas iniciado em 2010 pelo presidente Raul Castro em um documento intitulado “Diretrizes das Políticas Econômicas e Sociais da Revolução,” que é a plataforma para implementar mudanças na ilha.

O Parlamento também aprovou o plano de desenvolvimento da nação até 2030, bem como a “conceitualização” do modelo, um documento que estabelece a base teórica para Cuba nos próximos anos. Um dos temas aprovados é o quadro jurídico do primeiro reconhecimento oficial de empresas privadas e pequenas e médias empresas.

Embora possa levar meses ou anos antes de quaisquer mudanças reais serem sentidas localmente, é a primeira vez desde 1959 que o setor privado será tratado da mesma forma que as empresas estatais.

Roteiro a seguir
“Não estamos correndo para uma economia de livre mercado, nem o nosso governo nos leva até lá. Este é um processo gradual de transformações, diversificação econômica e desenvolvimento de um setor privado nacionalista,” disse Rafael Hernandez, analista político cubano.

Segundo ele, a aprovação desses documentos pela Assembleia Nacional é um sinal de que reformas econômicas e sociais profundas estão chegando. “A atualização de nosso modelo político, social e econômico é uma das tarefas mais difíceis que o país enfrentou nos últimos 20 anos, após o colapso da União Soviética. Esses documentos representam o guia, o roteiro a seguir,” afirmou.

O Parlamento cubano reafirmou o sistema político de um partido e a proeminência estatal da economia socialista e dos setores importantes, apesar da abertura a pequenas empresas privadas e investimentos estrangeiros. Entre os temas mais discutidos estavam a concentração de propriedade e a riqueza privada, questões que provocaram um profundo debate entre os legisladores.

Também aprovadas nas diretrizes econômicas e sociais, estão as questões relacionadas ao papel do investimento estrangeiro direto, a introdução de tecnologia avançada e know-how e a melhoria dos órgãos governamentais locais.

Hernandez disse que a liderança do país está ciente da importância de implementar reformas fundamentais, como pôr fim ao sistema de dupla moeda do país, aumentar a produtividade, eficiência e salários no setor estadual.

“O povo cubano tem expectativas muito altas após a aprovação dos documentos na semana passada e já existe uma experiência com as reformas em andamento,” afirmou o analista político. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm