Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Minas Gerais sediará a maior feira do café no Brasil

cafe
Entre os dias 1 e 3 de julho, a cafeicultura nacional, líder na produção mundial de café, irá conhecer as principais novidades e tecnologias para o setor, durante a 18ª edição da Expocafé realizada no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Três Pontas, no Sul de Minas Gerais.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Co-realizadora do evento, a Epamig integra a programação com a organização das dinâmicas de campo, minicursos e informações tecnológicas. Durante as Dinâmicas de Campo, setorizadas em pesquisa e extensão, colheita e manejo, os participantes poderão conhecer na prática o funcionamento de equipamentos instalados nas lavouras de café da Campo Experimental. Nas estações de campo, 12 empresas apresentarão o desempenho de derriçadeiras, colhedoras de café, sopradores, esqueletadeiras. Além disso, também serão apresentados por pesquisadores da Epamig temas como controle de doenças e pragas do cafeeiro, variedades de café recomendadas para a agricultura mineira, nutrição de cafeeiro e uso de herbicidas e tecnologias de aplicação.

No Ciência Móvel, ônibus itinerante transformado em um pequeno laboratório para demonstração de pesquisas, o pesquisador Vicente Carvalho irá repassar informações para controle de doenças recorrentes na cafeicultura: ferrugem, mancha-de-Phoma e cercosporiose. De acordo com o pesquisador, que há 30 anos estuda doenças do cafeeiro, no caso da incidência de ferrugem, o produtor deve-se fazer três perguntas antes de adquirir um produto para controle: “a carga da minha lavoura este ano é alta, ou seja, o pé está carregado de café? O sistema de cultivo é adensado? E qual a incidência de ferrugem?”.

Vicente irá explicar, ainda, como fazer o monitoramento do talhão e apresentar alternativas de prevenção e controle. “O cafeicultor já tem, por exemplo, acesso à cultivares de café resistentes à ferrugem, indicadas para cultivo consorciado com arbóreas”.

De acordo com o presidente da Epamig, Rui Verneque, a Expocafé é uma vitrine da pesquisa em cafeicultura. “Além de conhecerem lançamento em máquinas e equipamentos, os cafeicultores podem visitar as lavouras do Campo Experimental e ter acesso à tecnologias desenvolvidas pela pesquisa agropecuária mineira ao longo de 40 anos”, ressalta.

Minicursos
Novas cultivares para produção de cafés especiais e degustações comentadas de vinho e azeite serão temas dos minicursos realizados no estande da Epamig durante a 18ª Expocafé. O pesquisador da Epamig, Marcelo Malta, irá apresentar as principais características agronômicas de algumas cultivares de café lançadas pela Epamig, como Catiguás MG1 e MG2, Araponga e Paraíso 2. Os participantes poderão, ainda, degustar cafés especiais.

As inscrições para as dinâmicas de campo e minicursos são gratuitas e podem ser feitas no estande da Epamig durante o evento.

Serviço:
Expocafé 2015
Data: 1 a 3 de julho
Local: Campo Experimental da Epamig – rodovia MG 167, em Três Pontas/MG
Horário: 8h às 18h, com entrada gratuita.

6º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira
Local: Tenda de eventos da Campo Experimental da Epamig
Data: 30 de junho de 2015
Horário: 8h às 18h , com inscrições prévias.
Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm