Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Minas Gerais tem quase 2 milhões de estudantes inscritos na edição deste ano da Obmep

obmep2016
A edição deste ano da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) contará com a participação de 17.839.424 estudantes na primeira fase. Desse total, 1.910.226 são mineiros. Os estudantes inscritos são de 4.583 escolas públicas mineiras.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Este ano, o site da Obmep oferece para os estudantes a oportunidade de consultar quais escolas estão participando desta edição da competição. Para isso, basta acessar AQUI.

Em 2016, em todo o país, participarão da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 47.474 escolas em 5.544 municípios. Somente 26 municípios brasileiros não têm escolas participantes na edição deste ano da competição.

A competição
Podem participar alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio de escolas públicas (municipais, estaduais e federais) de todo o país. A competição tem como objetivo revelar e estimular talentos, além de incentivar o estudo da Matemática.

A Obmep é realizada em duas fases. Na primeira, provas compostas de 20 questões objetivas (múltipla escolha) são aplicadas nas próprias escolas inscritas. Cabe a cada escola participante fazer a correção das provas dos níveis 1 (6º e 7º anos do ensino fundamental); 2 (8º e 9º anos do ensino fundamental) e 3 (ensino médio) com base em gabaritos enviados pela coordenação da Olimpíada, e selecionar os alunos com melhor pontuação.

Os estudantes classificados para a segunda fase fazem uma prova composta de seis questões dissertativas, onde devem expor os cálculos e o raciocínio utilizados nas respostas. Nessa etapa, que define as premiações, as provas são aplicadas em locais definidos pela coordenação da Obmep e corrigidas por professores indicados pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

A prova da primeira fase da competição será aplicada no dia 7 de junho, e da segunda, no dia 10 de setembro. No dia 30 de novembro, os resultados serão divulgados no site da Olimpíada.

Iniciada em 2005, a Obmep é uma iniciativa do Impa e promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Além disso, a competição conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Prêmios
A 12ª edição da Obmep premiará 6.500 alunos (500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze), além de conceder cerca de 46.200 menções honrosas.

Aos medalhistas será oferecida a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-Obmep), que será realizado em 2017. O aluno com participação regular no PIC tem direito a uma bolsa de Iniciação Científica Jr. do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq/MCTI).

Também são premiados pela Olimpíada professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos. Na página da Olimpíada, podem ser consultados os critérios utilizados nas premiações. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm