Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Infestação de escorpiões preocupa pará-minenses. Veja dicas de proteção e o que fazer em caso de acidente

escorpiao_cuidados
Não está nada fácil a situação em Pará de Minas. A população reclama de lâmpadas queimadas; ruas esburacadas; mato tomando conta das vias e falta de médicos nas unidades de saúde. Além disso, o índice de infestação dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus, transmissores da Dengue da Febre Chikungunya é assustador. O Ministério da Saúde recomenda que esse índice fique abaixo de 1% e alerta que se atingir 3.6 o risco de epidemia de Dengue é iminente. Pará de Minas registra 13.5, quase 10 pontos acima do índice considerado crítico pelo Ministério da Saúde. Assim o risco de epidemia da doença na cidade é altíssimo.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook     Siga o Portal GRNEWS no twitter

Mas uma situação ruim, sempre pode piorar. Além dos problemas citados, a população está preocupada com o surgimento de escorpiões em vários bairros de Pará de Minas.

A reportagem do Portal GRNEWS recebeu diversas queixas neste sentido, como de pessoas preocupadas moradoras dos bairros Santo Antônio e Providência, para citar apenas dois. Vale lembrar que os escorpiões se espalharam pelo bairro Providência em um passado recente. Do mesmo bairro um reclamante está ainda mais alarmado. Ele disse que apareceu em sua casa uma cobra conhecida como jaracuçu fazendo aumentar ainda mais o medo de sua família, que já temia os escorpiões.

A infestação de escorpiões é preocupante em alguns bairros de Pará de Minas. Os animais peçonhentos fazem parte dos artrópodes e aracnídeos.

Os artrópodes são animais invertebrados que possuem partes do corpo articuladas e rígidas. Encontramos na natureza mais de um milhão de espécies de artrópodes, podendo ser aquáticos ou terrestres.

Para se ter uma ideia, um escorpião consegue gerar 80 filhotes durante um ano. A espécie encontra na região não necessita de um macho para reproduzir, basta apenas alimento e ambiente ideal.

Os escorpiões se alimentam muito de baratas e por isso gostam de ficar em meio a entulhos de construção, madeiras, entre outros. Por isso é importante sempre manter os quintais das casas bem limpos.

Apesar dos riscos, o assessor Técnico Operacional do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pará (Cispará), Henrique Lopes Flores, afirma que maior parte dos moradores não ajudam no combate aos escorpiões:

Henrique Lopes Flores
henrfl_esc1

Henrique Lopes Flores ressalta que o serviço público não tem condições de limpar as residências que são de responsabilidade dos moradores. Ele aproveita para repassar algumas dicas para evitar a infestação de escorpiões:

Henrique Lopes Flores
henrfl_esc2

O assessor Técnico Operacional do Cispará também alerta para os cuidados durante a captura do animal. Henrique Lopes Flores destaca para a importância do uso de luvas, calçado fechado e calça:

Henrique Lopes Flores
henrfl_esc3

A pessoa picada por um escorpião deve capturar o animal e procurar a unidade de saúde mais próxima. Também não é recomendável a automedicação para desfazer os efeitos do veneno do aracnídeo.

Dicas para evitar acidentes com escorpiões:

– Não deixar acumular lixo e entulho nos quintais, jardins e terrenos baldios e ao redor das residências.
– Colocar o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos.
– Proteger os predadores naturais dos escorpiões, como calangos, lagartixas, lacrais, corujas, sapos, macacos e galinhas.
– Remanejar periodicamente materiais de construção que estejam armazenados, usando luvas de raspa de couro para proteger as mãos.
– Verificar cuidadosamente calçados, roupas, toalhas e roupas de cama antes de usá-los.
– Limpar periodicamente ralas de banheiro, cozinha e caixas de gordura.
– Manter camas e berços afastados, no mínimo, 10 centímetros da parede.
– Evitar lençóis que toquem o chão.
– Rebocar frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não apresentem vãos.
– Usar telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques.

Podem surgir um ou mais sintomas quando a pessoa é picada por um escorpião.

– Dor intensa no local da picada, que se espalha por todo o membro.
– Náuseas, vômitos e salivação intensa.
– Alterações cardíacas e circulatórias.

O que fazer em caso de acidente com escorpiões?

– Procure a unidade de saúde mais próxima. Se possível, capture o escorpião com cuidado e leve-o para identificação em um recipiente seguro.
– Atenção: soluções caseiras e automedicação podem ser fatais e não devem ser realizadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm