Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Projeto sobre educação ao longo da vida de autoria de Eduardo Barbosa vai à sanção presidencial


O plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira, 8 de fevereiro, o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 75/2017, de autoria do deputado federal Eduardo Barbosa, que garante o direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida. A proposta agora segue para sanção presidencial.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O projeto modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), incluindo o direito à educação e aprendizagem ao longo da vida como um dos princípios norteadores do ensino brasileiro e estabelece que a educação de jovens e adultos (EJA) constitua um instrumento para a educação ao longo da vida para quem não teve acesso aos estudos no tempo certo. A proposta ainda determina que o dever do Estado em garantir a educação especial na primeira infância (zero a seis anos) se estenda ao longo da vida para as pessoas com deficiência, em todos os níveis e modalidades de ensino.


“Estou emocionado com a aprovação desse projeto porque ele traz um avanço muito grande para o conceito de educação, mostrando que ela pode ser articulada com outras áreas de conhecimento, não precisa ser de atividade exclusiva do Ministério da Educação, mas que, a partir dele, possa se articular com outras políticas setoriais porque o saber está também em outras áreas”, afirmou Eduardo Barbosa.

Segundo o deputado, o conceito de educação ao longo de toda a vida ganhou impulso com o Relatório elaborado em 1996 para a UNESCO, pela Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, denominado “Educação um tesouro a descobrir”. O deputado ainda cita duas Conferências Internacionais de Educação de Adultos (CONFINTEA) que trataram do assunto. A V CONFINTEA abordou a necessidade do reconhecimento do “Direito à Educação” e do “Direito a Aprender por Toda a Vida”, e a VI CONFINTEA acentuou a busca de articulação entre os conceitos de educação e de aprendizagem ao longo da vida.

Vale ressaltar que o aprendizado ao longo da vida é assegurado no artigo 24 da Convenção da ONU sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência.

O Presidente da República Michel Temer tem até quinze dias úteis para sancionar o texto aprovado pelo Congresso Nacional; decorrido o prazo de quinze dias, o silêncio do Presidente da República importará sanção. (CF, art. 66, § 3°).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm