Veterinário dá dicas sobre transporte seguro de animais domésticos durante viagens de férias


Neste período de férias escolares, muitas famílias aproveitam o descanso para viajar. Um momento de lazer e descontração depois de um ano de muito estudo e trabalho.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

No Brasil os meios de transporte mais utilizados são ônibus, carros ou aviões. Tudo depende do custo da viagem, da distância, do número de passageiros, entre outros fatores que são levados em consideração.

Animais poderiam ser deixados em uma clínica veterinária ou com um amigo de confiança, mas, algumas pessoas preferem levar seus cães e gatos. Mas, para isso é importante tomar alguns cuidados essenciais.

As dicas são do médico veterinário Idael Christiano de Almeida Santa Rosa. Ele explica que os animais não devem ser transportados no banco da frente do carro ou soltos. Todos devem ser contidos dentro dos veículos:

Idael Christiano de Almeida Santa Rosa
idaelsr_transporte1


A forma correta de levar os cães ou gatos é utilizando caixas de transporte, cinto de segurança ou cadeirinha. Eles também podem ser levados no porta-malas e para isso é preciso colocá-los em uma caixa de transporte adequada:

Idael Christiano de Almeida Santa Rosa
idaelsr_transporte2

A caixa de transporte deve ser do tamanho correto, nem muito grande e nem muito pequena. Para verificar a medida correta é preciso se certificar se o animal consegue ficar de pé e se virar dentro do recipiente:

Idael Christiano de Almeida Santa Rosa
idaelsr_transporte3


Outra recomendação importante são as pausas a cada duas horas de viagem para evitar problemas de saúde. É importante calcular o percurso e encontrar o tempo que os animais estarão viajando para programar as paradas:

Idael Christiano de Almeida Santa Rosa
idaelsr_transporte4

Sobre o transporte de cães e gatos em aviões, o veterinário explica que algumas companhias aéreas já aceitam o proprietário levar o animal dentro das aeronaves. Porém, é preciso ter bom critério e levar apenas cães de menor porte:

Idael Christiano de Almeida Santa Rosa
idaelsr_transporte5

Além dos cuidados com o transporte de animais durante a viagem de férias, é indispensável cuidar da alimentação para evitar enjoos dos animais durante o percurso. Qualquer dúvida é importante consultar um médico veterinário.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!