Festa de Nossa Senhora da Conceição movimenta Pará de Minas e Conceição do Pará. Veja programações


Nossa Senhora da Imaculada Conceição é padroeira da Diocese de Divinópolis. Católicos de cidades da região como Pitangui, Onça de Pitangui, Nova Serrana, entre outras, aproveitam a data para caminhar até o Santuário dedicado á santa em Conceição do Pará.

Tradicionalmente, a caminhada de grande parte dos fieis pela BR-352, que liga Pará de Minas a Pitangui, começa na noite de 7 de dezembro e a maioria chega ao Santuário em Conceição do Pará durante a madrugada do dia 8 de dezembro, data em que é celebrada padroeira.

Muitos aproveitam a oportunidade para pagar promessa e demonstrar a fé na mãe de Jesus Cristo. O trecho partindo de Pará de Minas é de aproximadamente 41 quilômetros e caminhando pode ser feito em um período de 8h30.

A Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRE) orienta todos os romeiros a andarem em fila indiana, no sentido contrário ao dos carros, com roupas claras e reflexivas, facilitando ao máximo a visualização.

Também é importante tomar cuidado com bolsas, carteiras, celulares, dinheiro e outros objetos de valor. Devido a grande circulação de pessoas, poderá haver meliantes procurando oportunidades para cometer furtos.

Abaixo as programações das festas em honra á Nossa Senhora da Conceição nas paróquias de Conceição do Pará, Pará de Minas e outras comunidades da região que festejam a santa.


Santuário Diocesano em Conceição do Pará

Sexta-feira – dia 8

Todas as missas serão celebradas no galpão.

4 horas – missa do romeiro presidida pelo padre Vicente Ferreira de Lima, reitor do Santuário. Cantos com Sula Rachid e Banda.

6 horas – missa presidida pelo padre Frei Pedro Paulo Chiaretti, administrador da paróquia de Conceição do Pará. Cantos com Sula Rachid e Banda.

8 horas – missa presidida pelo padre Douglas Lopes Amaral, vigário paroquial em Pitangui. Cantos com a banda Dommus de Pará de Minas.

10 horas – missa presidida pelo bispo Dom José Carlos de Souza Campos, bispo diocesano de Divinópolis. Cantos com Regina Aragão e Banda.

12 horas – missa presidida pelo padre Elisvaldo Camilo de Souza, pároco em Pitangui. Cantos com Laísa e Ruan.

14 horas – missa presidida pelo padre Cléver Geraldo da Silveira, vigário paroquial em Pitangui. Cantos com Filipe e Luiz Paulo.

16 horas – missa presidida pelo padre Davi Teixeira, administrador paroquial em Onça de Pitangui. Cantos com Mariana , Laísa e Luiz Paulo.

19h30 – missa presidida pelo padre Vicente Ferreira de Lima, reitor do Santuário.

A partir das 6 horas desta sexta-feira, 8 de dezembro, vários sacerdotes estarão à disposição para atendimento de confissões. Oportunidade de reconciliação com Deus e os irmãos e irmãs.


Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Pará de Minas

Sexta-feira – dia 8

10 horas – missa presidida pelo padre Charley Marcelino Silva da Paróquia Nossa Senhora da Piedade. Responsáveis: Pastoral Catequese Infantil. Ministério de música: Coral Encantos de Anjos. Após a celebração será servido arroz com galinha e feijão tropeiro.

15 horas – missa presidida pelo padre Antônio Paulo da Silveira da Paróquia São Sebastião de Nova Serrana. Responsáveis: Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística. Ministério de música: Coral Unidos em Cristo.

18h30 – carreata com a imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição saindo do Parque do Bariri em direção a matriz. Após a chegada, missa festiva presidida pelo padre Adílson Neres Vieira. Responsáveis: Pastoral do Dízimo Conselho Pastoral e Administrativo. Ministério de música: Coral Sarça Ardente. Após a celebração haverá quermesse.

Sábado – dia 9

Após a celebração haverá quermesse e show com Telmo Santos.

Domingo – dia 10

Após a celebração das 9h30 será servido almoço. Valor do ingresso: R$ 10,00. Adquira o seu com antecedência no Rincão da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Também haverá show com Fábio Meller.

Festa de Nossa Senhora da Conceição em Sobrado – Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora

Sexta-feira – dia 8

Às 18 horas procissão saindo com a imagem de Nossa Senhora da Conceição da residência de Geraldo da Aninha, na estrada de acesso a comunidade de Mata dos Pimentas, seguindo para a igreja de Sobrado. Na chegada celebração da santa missa presidida pelo frei Juvenil. Logo após, praça de alimentação e leilões.

Festa de Nossa Senhora da Conceição em Torneiros – Paróquia Santo Antônio – Igaratinga

Sexta-feira – dia 8

6 horas – reza das mil Ave marias

12 horas – Reza do Terço Mariano

15 horas – Terço da Misericórdia

18 horas – procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, seguida de missa festiva presidida pelo padre João Batista Gomes. Logo após haverá quermesse.

Festa de Nossa Senhora da Conceição em Cachoeirinha – Paróquia São José – São José da Varginha

Sexta-feira – dia 8

07h30 – celebração da santa missa presidida pelo padre Célio Antunes.

12 horas – encontro de cavaleiros e bênção ao lado da igreja, em seguida almoço com show com Os Filhos do Oeste e participação de Padé com tributo a Milionário e José Rico.

16 horas – celebração da santa missa presidida pelo padre Célio Antunes. Em seguida procissão com a imagem de Nossa Senhora da Conceição. Logo após haverá leilões de bezerros e show com Júlio César e Raí.

Festa de Nossa Senhora da Conceição em Ribeirão do Ouro – Paróquia São Sebastião – Florestal

Sexta-feira – dia 8

19 horas – celebração da santa missa presidida pelo padre Walmir. Todos os devotos estão convidados para celebrar com a comunidade de Ribeirão do Ouro.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!