Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

CBF recebe reunião de Licenciamento FIFA/Conmebol


Entre os dias 6 e 7 de dezembro, a CBF abriu as portas para receber a reunião de Licenciamento de Clubes, organizada pela FIFA em conjunto com a Conmebol. Na sede da entidade, no Rio de Janeiro, representantes das Federações Sul-Americanas debateram o tema e compartilharam as experiências adquiridas ao longo do primeiro ano de implementação do licenciamento. Além do Diretor de Registro, Transferências e Licenciamento da CBF, Reynaldo Buzzoni, a reunião contou com os Gerentes de Licenciamento dos 10 países membros da Conmebol.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Na quarta-feira (6), todas as Federações da América do Sul apresentaram os avanços conquistados com as novas medidas adotadas nos campeonatos nacionais, os pontos de maior dificuldade e os principais desafios de cada país para o próximo ano.

– O nosso objetivo foi dar oportunidade a cada um para nos mostrar e nos ensinar como desenvolveram o processo de implementação a nível nacional e quais são os problemas que surgiram até agora por parte dos clubes. A ideia é conhecer as melhores práticas e também definir os requisitos que serão implementados a partir do ano que vem – explicou Mariano Zavala, responsável pelo Licenciamento de Clubes da Conmebol.

Gerente de Licenciamento de Clubes da CBF, Ênio Gualberto Jr. destacou a importância do encontro com os demais membros.

– Tivemos essa oportunidade de receber todas as Federações da América do Sul aqui. No próximo ano, a Licença será válida para a Libertadores e a Copa Sul-Americana. A grande novidade é a incorporação mais para frente de critérios financeiros que serão gradualmente testados, no caso da Conmebol, e aplicados de uma maneira comum para todos os países sul-americanos – analisou Ênio Gualberto.

O segundo dia foi dedicado aos estudos de casos de sucesso. Diretor Geral do Palmeiras, Luciano Paciello falou do processo de reestruturação financeira realizado no clube paulista e iniciado em 2013.

– É importante esse passo do licenciamento por conta de todos os processos que os clubes precisam estar atuando e estarem muito atentos. No final das contas, o que vai garantir a perenidade dos clubes é exatamente os processos fora de campo. Dentro do campo existe o jogo, o que tem que ser feito, mas o que dá sustentabilidade é o trabalho fora de campo. A participação de outros clubes e países é importantíssima para trocarmos experiências e entendermos os que vem sendo feito nos outros países e como podemos melhorar – avaliou Luciano Paciello.

Convidado da FIFA, Alberto Zamboni compartilhou a experiência adquirida à frente do Licenciamento de Clubes na Federação Italiana de Futebol. Representante da FIGC enriqueceu o debate e parabenizou o trabalho realizado pelas Federações Sul-Americanas. Implementado desde 2008, o sistema de licenciamento da UEFA é uma das principais referências do assunto no mundo do futebol.

– Já há alguns anos estamos nesta implementação. Portanto alguns problemas que eles estão passando agora, nós enfrentamos alguns anos antes. Estou tentando ajudar a eles com informações sobre os problemas que tivemos e como os solucionamos na época e qual pode ser o futuro desse sistema. Eu preciso destacar que as pessoas envolvidas no Licenciamento da Conmebol estão muito bem preparadas. Eles fizeram muito em somente um ano de trabalho – afirmou Alberto Zamboni.

O encontro foi encerrado com uma visita às instalações do Clube de Regatas do Flamengo. Além do tour pelo CT do clube carioca, os gerentes acompanharam a apresentação de André Galdeano, Gerente Jurídico do Flamengo.

Com site da CBF

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm