Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

PEC que limita os gastos públicos é necessária, afirma economista

dinheiro_nota_cedula_moeda_real_e
A Proposta de Emenda à Constituição que impõe um teto aos gastos públicos (PEC 241) foi aprovada por duas votações na Câmara dos Deputados e agora está sendo analisada no Senado Federal, onde recebeu a denominação de PEC 55.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O objetivo da proposta é limitar o crescimento das despesas do governo federal. Para os especialistas este é o primeiro passo para superar a crise econômica e financeira do país. Mas para muitos, significa menos dinheiro para a saúde, educação e achatamento dos salários, entre outros prejuízos para a população brasileira.

A PEC fixa para os três Poderes, Ministério Público da União e da Defensoria Pública da União, um limite anual de despesas. Todo o esforço visa reequilibrar as contas públicas nos próximos anos.

Com isso será possível impedir o avanço da dívida do setor público, a qual já atingiu 70% do Produto Interno Bruto (PIB) em agosto deste ano. Se nenhuma ação for tomada, o agravamento da crise será inevitável.

De acordo com o economista Eduardo de Almeida Leite, a PEC é necessária diante da atual conjuntura. Ele explica que o governo federal gastou mais do que arrecadou durante os últimos anos e isso estourou com a crise:

Eduardo de Almeida Leite
edleit_pec1

edleit_crfn
O especialista explica que os juros altos são um reflexo da situação fiscal do país. Isso afeta drasticamente os investimentos e por isso o governo vem buscando alternativas para superar as dificuldades:

Eduardo de Almeida Leite
edleit_pec2

Ele também ressaltou a importância de paralisar o aumento da dívida pública. Desta forma os investidores verão a seriedade da política fiscal e nos próximos anos a economia demonstrará a retomada do crescimento:

Eduardo de Almeida Leite
edleit_pec3

O presidente do Senado, Renan Calheiros, confirmou a manutenção do calendário de análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55/2016, que limita os gastos públicos por 20 anos.

A matéria deverá ser votada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, na próxima quarta-feira (9). A expectativa é de que a lei seja aprovada e promulgada até 15 de dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm