Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Defesa Civil Estadual capacita agentes multiplicadores para minimização de desastres

Divulgação/Cedec

A Defesa Civil Estadual conclui, nesta sexta-feira (6), a Capacitação Regional de Gestão em Proteção e Defesa Civil e Mudanças Climáticas, em andamento no município de Conceição do Mato Dentro, no Território Metropolitano.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O treinamento é realizado pelo Gabinete Militar do Governador (GMG), por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), em parceria com a Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam). No processo, são realizadas palestras para que toda a equipe esteja fortalecida também nos âmbitos estadual e federal.

Aos participantes, o diretor de Ensino da Cedec, capitão João Luiz da Matta, destacou a importância do conteúdo abordado na capacitação. “Esta linha de debate visa fortalecer e discutir o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, a fim de capacitar os profissionais para os serviços prestados nos municípios da região, deixando-os aptos para o atendimento de resposta aos desastres”, disse.

Também participam da capacitação profissionais do Corpo de Bombeiros Militar, da Polícia Militar, dos Coordenadores Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdec), agentes de Defesa Civil, Guarda Municipal, voluntários, Anglo American e representantes municipais da região, incluindo Alvorada de Minas, Belo Horizonte, Diamantina, Dom Joaquim, Felício dos Santos, Jaboticatubas, Serro e Vespasiano.

Uma das instrutoras do curso, Larissa de Freitas reforça o aprimoramento profissional dos participantes nos três dias de capacitação. “Os participantes poderão compreender o que é um desastre, como atuar antes, durante e depois do mesmo, como elaborar um planejamento de contingência e estruturar uma coordenação de proteção em Defesa Civil”, ressaltou.

A capacitação conta com 51 discentes e contempla aulas sobre Conceituação Básica em Proteção e Defesa Civil; Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil; Instalação e Operacionalização da Compdec; Mapeamento de Área de Risco; Fundamentos de Meteorologia e Mudanças Climáticas; Impactos, Vulnerabilidade e Adaptação às Mudanças Climáticas; Plano Estadual de Combate à Dengue; Incêndios Florestais no Contexto de Mudanças Climáticas; Plano de Contingência; Gestão de Recursos Naturais para Redução do Risco de Desastres; Abrigo Temporário: Gestão e Operacionalização; Sistemas de Monitoramento, Alerta e Alarme; Sistema Integrado de Informação de Desastres (S2ID); e Transferência de Recursos do Governo Federal: Gestão e Utilização do Cartão da Defesa Civil.

Iniciativa
A ação representa mais uma iniciativa do órgão para a implantação do Programa Minas Mais Resiliente, programa governamental inspirado na campanha Cidades Resilientes da ONU, que tem por objetivo promover a resiliência das cidades mineiras aos desastres de qualquer natureza.

Para conhecer mais sobre a Campanha Construindo Cidades Resilientes, da ONU, acesse este link. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm