Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Diário de uma Terra de Riqueza e Esperança – Descobrindo Lima

lmpqaAo despertarmos no nosso segundo dia em Lima, a capital peruana, uma visita guiada pelos principais pontos turísticos da cidade era a nossa primeira tarefa.

Da janela do nosso quarto tínhamos uma visão extremamente privilegiada do Oceano Pacífico, e, mesmo sendo ainda bem cedo, já era possível observar tanto pessoas caminhando pela praia ou pelo belo calçadão, em trajes tipícos de quem quer se exercitar, quanto outras pessoas já se dirigindo apressadas ao trabalho, alguns, inclusive, engravatados, sendo possível ainda contemplar aqueles que voltavam da padaria com as quitandas necessárias para o “desayuno”, quer dizer, o café da manhã.

Mais uma anotação para o nosso diario acerca das impressões sobre os “hermanos” peruanos: trata-se de um povo extremamente trabalhador, mas que nem por isso se descuida da saúde – um exemplo a ser seguido…

Na hora combinada, após um delicioso lanche matinal, descemos para nos encontrarmos com o grupo que iria, conosco, conhecer mais um pouco da cidade, e logo iniciamos o passeio.

A primeira parada foi no Parque do Amor, Distrito de Miraflores, um lugar florido e com ar puro, e onde, pelo que ouvíamos nossos colegas de excursão falar, percebemos estar em meio a sul-americanos e europeus, um grupo eclético, portanto.

Uma das curiosidades deste ponto turístico é uma gigantesca estátua de dois namorados se beijando, daí seu nome, “O Beijo”, que fica bem em frente a uma das belas vistas para o Oceano Pacífico. A razão dessa obra de arte é a atração que o parque exerce sobre os enamorados, talvez devido ao clima romântico proporcionado pelas flores e pelo mar.

Após filmagens e fotos, seguimos nosso passeio, e tivemos a oportunidade de conhecer outros importantes pontos turísticos de Lima, como a “Plaza de Armas” da cidade e sua majestosa Catedral, que, tanto durante o dia, quanto à noite, proporciona belos espetáculos aos olhos.

Falando em “Plaza de Armas” e na noite da capital peruana, duas outras anotações importantes precisam ser feitas em nosso diário, a primeira sobre o coração das metrópoles peruanas, o que seria para nós, a praça principal de nossa cidade.

É que no Peru, e geralmente em países colonizados pelos espanhóis, ou que guardam traços daquela cultura, a principal praça de uma cidade, geralmente a via principal de seu Centro Histórico, recebe o nome de Praça Maior, ou Praça de Armas, para significar a importância do lugar para o desenvolvimento da cidade.

A origem da expressão Praça de Armas é melhor encontrada na explicação de que o nome faz alusão ao local onde se formavam as
tropas de guarda, ou seja, o centro da segurança e dos grandes eventos de uma cidade.
 
De fato, a Praça de Armas de Lima abriga algumas das mais imponentes e importantes construções da cidade…

lmcatdE como a Religião Católica está muito presente na sociedade de Lima desde os primórdios de sua colonização, a construção mais importante da cidade é, sem dúvida, a Catedral Basílica de Lima, igreja do século dezesseis, construída em estilo Neoclássico e Renascentista.
 
A segunda anotação que precisa ser feita em nosso diário é que a noite em Lima reserva ainda uma outra iluminada supresa: o Parque das Fontes, um espetáculo multicolorido com música, que enternece os corações, demonstrando ao mesmo tempo a engenhosidade e a sensibilidade humanas.

Outra curiosidade digna de nota – as placas de alerta em certos pontos das praias de Lima, demonstrando que, em algumas épocas do ano, podem ocorrer ali naqueles locais, os fenômenos conhecidos como “tsunamis”, sendo proporcionadas aos transeuntes e banhistas naquelas ocaisões, uma rota de emergência para fuga, tudo em nome da segurança e bem-estar dos cidadãos e turistas – outro belo exemplo de preocupação com o semelhante.

Nosso dia em Lima já estava terminando, e nosso próximo destino, no dia seguinte, seria outra importante cidade do Peru – Arequipa.
 
(continua)

Quer saber mais sobre nossas aventuras no Peru? Acesse AQUI, e clique no link “assistir programas”, e depois no link da “quinta temporada”, a partir do episódio 5.14, e até o episódio 5.39.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm