Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Projeto do Servas estimula mudança de hábitos e instrui gestantes

Carlos Alberto/Imprensa MG

A maternidade, para algumas mulheres, é um dos momentos mais importantes de suas vidas. O apoio e a orientação corretos nesse período são essenciais e indispensáveis às futuras mães para se sentirem seguras e proteger a saúde dos bebês.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Nesta perspectiva a presidente do Serviço Voluntário de Assistencial (Servas), Carolina Pimentel, idealizou o projeto Carinho de Mãe, que chega à sua nona edição, com 120 vagas abertas para gestantes mineiras em situação de vulnerabilidade.

O projeto, nasceu e foi desenvolvido quando a presidente do Servas aguardava o nascimento da primeira filha. Com a experiência viu a necessidade de promover o acesso à informação e à troca de experiências para essas gestantes.

“Toda mulher grávida tem o direito de receber orientações sobre a gestação, de esclarecer dúvidas com especialistas e trocar ideias com outras gestantes sobre essa fase tão delicada na vida de todas nós que esperamos um filho. Mas infelizmente a dura realidade e a falta de recursos muitas vezes não permite que isso ocorra”, disse Carolina Pimentel, presidente do Serviço Voluntário de Assistencial (Servas).

O curso, idealizado em 2015, e realizado em parceria da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), conta com palestras sobre cuidados durante a gestação e com o recém-nascido, zika vírus na gravidez, cuidados e prevenção, importância da vacinação de crianças e do teste do pezinho, entre outros temas.

De acordo com Carolina Pimentel “oferecer informação durante a gestação é o primeiro passo para a cidadania”. O Carinho de Mãe também orienta as gestantes sobre a importância da participação efetiva no atendimento ao recém-nascido.

Alerta, ainda, sobre a importância do exame do pezinho, do teste do reflexo vermelho, da triagem auditiva neonatal e do calendário de vacinação. “Outros pontos trabalhados são o incentivo ao aleitamento materno e repasse de informações que permitam aos pais a efetivação de suas responsabilidades e direitos sociais”, acrescenta Carolina.

“Um projeto que proporciona mudança de hábitos de uma sociedade”. Assim, a tenente coronel Mônica Castelo Branco Savernini, palestrante do último Carinho de Mãe, realizado em parceria com a Associação Feminina de Assistência Social (AFAS), no Centro Materno-Infantil Juventina Paula de Jesus, em Contagem, definiu a ação.

Mônica é dentista e ministrou a palestra sobre a saúde bucal do bebê. “Costumo dizer que passar informação sobre saúde oral antes que o bebê nasça ou tenha dentes é fundamental, especialmente, para a pulverização da informação. Uma mãe passa para a outra, que conta para outra colega e por aí vai. Assim, a gente consegue promover uma mudança de hábito na sociedade”, explica.

A gestante Brenda dos Santos, de 31 anos, à espera de seu segundo filho e já mãe de uma menina, viu no Carinho de Mãe uma oportunidade de se atualizar. “As coisas mudam e uma gravidez nunca é igual à outra. Por isso, achei o curso importante para ficar por dentro do que está acontecendo. Achei muito proveitoso. Superou as minhas expectativas. ”

Instruindo as mães do futuro
A próxima edição do Carinho de Mãe está programada para o dia 10 de agosto, das 8h às 16h30, no Centro Mineiro de Reaproveitamento de Referência em Resíduos (CMRR), na Avenida Belém 40, bairro Esplanada.

O projeto vem sendo realizado em Belo Horizonte e Região Metropolitana. O objetivo, agora, é levar o Carinho de Mãe para o interior do estado. Já estão previstos cursos no Vale do Aço, Sul de Minas e Divinópolis, além de na capital e municípios vizinhos.

Clique AQUI e confira os locais onde o Carinho de Mãe foi realizado.

Serviço/Próxima atividade:
Quando: 10 de agosto, das 8h às 16h30
Onde: CMRR (Avenida Belém, 40, bairro Esplanada)
Vagas: 120
Inscrições: podem ser feitas pelo telefone do Servas (3349-2400) ou pelo WhatsApp (97304-0253).

Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm