Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

China quer negociar tratado de livre-comércio com Mercosul e Uruguai

O conselheiro econômico e comercial da Embaixada da China no Uruguai, Zhou Quan, declarou nesta segunda-feira à agência de notícias EFE que o país asiático tem “intenções de negociar um tratado de livre comércio (TLC) com o Mercosul e o Uruguai”.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Sobre a possibilidade de um TLC entre China e Uruguai, o diplomata destacou que “o governo chinês sempre tem uma atitude muito positiva e aberta para assinar um tratado que possa promover ainda mais as relações comerciais e econômicas com o Uruguai”.

“A questão é que o Uruguai também faz parte do Mercosul, então, dentro desse bloco é preciso cumprir algumas condições ou assinar alguns documentos com eles para possibilitar um TLC”, explicou.

Em relação a esta situação, o representante chinês concluiu que existem duas possibilidades: “ou que ocorram negociações entre Mercosul e China ou avançar [em um TLC com] o Uruguai, mas com o respaldo dos outros países-membros”.

O diretor da região Ásia, África e Oceania do Ministério de Relações Exteriores uruguaio, Alberto Fajardo, também ressaltou a possibilidade de um TLC ao apontar que “o desejo de todos os parceiros do Mercosul é o de, eventualmente, assinar um acordo comercial com a China”.

Fajardo disse que “houve o desejo de estabelecer e assinar um acordo de livre-comércio [com a China]”, mas que a negociação precisou ser adiada “por ser um tema que necessita ser coordenado com os parceiros no Mercosul”.

Ambos os diplomatas fizeram estas declarações depois de inaugurar o seminário Cooperação Técnica e Econômica da China e sua Política Externa, que ocorre em Montevidéu até 11 de agosto. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm