Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

MG cria parques estaduais Serra Negra da Mantiqueira e Botumirim

Lúcio Lima

Minas Gerais ganhou mais duas reservas ambientais. O decreto que oficializa a criação do Parque Estadual da Serra Negra da Mantiqueira e do Parque Estadual de Botumirim foi publicada na edição de quinta-feira (5) no Diário Oficial de Minas Gerais.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

“A criação das duas Unidades de Conservação (UC) é uma grande entrega da gestão do governador Fernando Pimentel. Os dois parques terão mais de 40 mil hectares de área preservada e são uma iniciativa importantíssima para conservação da biodiversidade nas regiões onde estão instalados”, ressalta o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Germano Vieira.

Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira
Com área total aproximada de 4.203,96 hectares e perímetro de 72,54 quilômetros, o Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira abrange os municípios de Lima Duarte, Olaria, Rio Preto e Santa Bárbara do Monte Verde, localizados no Território Mata.

“A criação do parque será de extrema relevância para a manutenção de remanescentes de expressivos ecossistemas naturais como o bioma Mata Atlântica, bem como da fauna da região. O local tem espécies raras de flora, que também serão preservadas”, ressalta o secretário.

De acordo com o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Henri Dubois Collet, o processo de criação dos parques contou com a participação ativa das comunidades abrangidas.

“Visitamos a região, ouvimos os moradores e acolhemos várias sugestões que recebemos da população. Prova disso é que, no projeto original, a área era de cerca de 8 mil hectares, mas foi reduzida em função dos questionamentos das comunidades”, frisa Collet.

Apesar de o decreto já estar em vigor, o prazo para implantação do parque é de cinco anos. “Quem mora na região pode continuar a exercer suas atividades normalmente. O processo de desapropriação ainda está em fase de estudo, mas asseguramos que esses moradores receberão o preço justo por suas terras”, enfatiza o diretor geral do IEF.

A criação de uma reserva ambiental gera emprego e renda para os municípios englobados. “As cidades contarão com o turismo ecológico sustentável, além da possibilidade de atração de investidores, promoção de eventos culturais, sociais e ambientais”, destaca Collet.

Parque Estadual de Botumirim
O Parque Estadual do Botumirim está situado no Território Norte de Minas Gerais, abrangendo os municípios de Botumirim e Bocaiúva. A área total aproximada é de 35.682,64 hectares e o perímetro é de 203,80 quilômetros.

“Por estar localizado numa região de cerrado de altitude, o parque vai ajudar na manutenção da qualidade hídrica no Norte de Minas”, assinala o secretário Germano Vieira.

Com a criação da reserva ambiental, serão preservadas áreas estratégicas para a conservação da biodiversidade da região, especificamente da fauna e flora endêmicas e ameaçadas de extinção.

“Esta Unidade de Conservação tem importância fundamental na proteção de importantes afluentes do Rio Jequitinhonha e também na a preservação do riquíssimo patrimônio espeleológico e arqueológico da região”, pontua o diretor geral do IEF, Henri Collet.

No último mês de abril, o governador Fernando Pimentel anunciou que pretende criar outras reservas ambientais no estado para incentivar a preservação do meio ambiente em Minas Gerais De acordo com Collet, pelo menos outras oito regiões do estado já estão sendo estudadas. Com Agência Minas

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm