Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

SAMU Oeste completa um ano atendendo Pará de Minas e mais 53 municípios


O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completa nesta quinta (7), um ano de atuação na região de Saúde Ampliada de Saúde (RAS) Oeste composta por 54 municípios mineiros. Neste período foram mais de 240 mil ligações recebidas pelo 192, o que significa milhares de vidas salvas na região. As comemorações não se limitam apenas ao primeiro aniversário do Serviço, mas, sobretudo, a todos os avanços conquistados ao longo deste período que têm garantido cada dia mais a eficiência nos atendimentos. Conforme publicado pelo Portal GRNEWS, o balanço do trabalho das equipes do SAMU em Pará de Minas é positivo e vem novidades como a UTI Móvel.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Nestes 12 meses foram conquistadas quatro ambulâncias reservas que são utilizadas em casos de manutenção das outras 31 ambulâncias que rodam diariamente prestando atendimentos pré-hospitalares e transferências inter-hospitalares. A primeira dessas unidades reservas foi conquistada no segundo mês de atuação, quando o CIS-URG recebeu o veículo como doação do Estado.

Os avanços seguem agora na aquisição de materiais de alta tecnologia como os equipamentos de ultrassom, que possibilitam diagnósticos mais precisos de pacientes e em breve estarão disponíveis dentro das Unidades de Suporte Avançado (USAs). “Este aparelho possibilita a avaliação rápida de possíveis sangramentos no tórax ou adomem, assim como a avaliação da vitalidade fetal. Isso significa que teremos condições de prestar atendimentos de maneira assertiva, conduzindo os pacientes às portas de emergências que oferecem os melhores recursos”, disse o diretor técnico do SAMU, Marco Aurélio Lobão.

Segundo índices mensurados pelo Datasus, os agravos cardiovasculares incluindo o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) são responsáveis pelo maior número de mortes no país e, por isso, visando cada vez mais o aperfeiçoamento nos atendimentos aos pacientes, será incorporado às maletas de medicamentos das USAs, o Tenecteplase – um medicamento indicado para o tratamento trombolítico para esta causa de morte.

“Ter o Tenecteplase nas ambulâncias significa antes de mais nada, reduzir as mortes por infarto na região. Isso porque o medicamento é administrado em dose única, cuja ação no organismo é imediata, atuando sobre o trombo que obstrui a artéria do coração e provoca o IAM. Isso garante mais chances de vida ao paciente, até a chegada em uma unidade hospitalar para tratamentos intensivos”, ressaltou Lobão.

O Infarto Agudo do Miocárdio é caracterizado por sintomas específicos como fortes dores no peito, de início súbito e radiada para o braço esquerdo ou região da mandíbula. “Essas são as manifestações do infarto, portanto, é fundamental que haja aplicação do trombolítico”, finalizou Lobão. Com informações da Assessoria de Comunicação do SAMU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm