Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Trump e rei da Arábia Saudita conversam sobre terrorismo e crise com Catar

Lusa/EPA/Agência de Notícias Saudita

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou nesta terça-feira (6) com o rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdelaziz, sobre o financiamento de organizações terroristas e da unidade da região, depois que sete países romperam relações diplomáticas com o Catar. As informações são da Casa Branca.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

“Os dois líderes abordaram as metas cruciais de impedir o financiamento de organizações terroristas e eliminar a promoção do extremismo por parte de qualquer nação da região”, disse um comunicado, depois que a Arábia Saudita e os outros seis países acusaram o Catar de financiar terroristas.

No entanto, “o presidente disse que um Conselho de Cooperação do Golfo – do qual também faz parte o Catar – é fundamental para derrotar o terrorismo e promover a estabilidade regional”.

O Conselho de Cooperação para os Estados Árabes do Golfo é formado pelo Catar, Bahrein, Kuwait, Omã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Na segunda-feira, a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Egito e Bahrein anunciaram a ruptura de relações diplomáticas com Catar e ordenaram o fechamento das fronteiras terrestres e do espaço aéreo e marítimo aos meios de transporte desse país.

Além desses quatro países, também romperam as relações com o Catar, as Maldivas e os governos que apoiam a Arábia Saudita nos conflitos do Iêmen e Líbia.

A ruptura é baseada na acusação contra o governo do Catar, comandado pelo emir Tamim bin Hamad al Zani, de financiar grupos considerados terroristas, como Estado Islâmico, Al Qaeda e Irmandade Muçulmana.

O Catar rejeitou as acusações, considerando-as “calúnias injustificadas”, e assegurou que “luta contra o terrorismo e o extremismo”, enquanto a comunidade internacional busca formas de acabar com a crise diplomática.

Trump insinuou que a “linha dura” com o emirado é em parte fruto da sua pressão antiterrorista.

“Durante minha recente viagem ao Oriente Médio, declarei que não pode haver nenhum financiamento à ideologia radical. Os líderes apontaram para o Catar”, disse Trump, numa rede social.

O presidente americano também comentou que “é bom ver” que sua viagem até Riad “já está dando frutos”. “Talvez este seja o começo do fim do horror do terrorismo”, finalizou. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm