Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Mineiros criam tecnologia para acesso à internet via rede elétrica

intereltr
O projeto de um modem que permite transmitir dados de internet via rede elétrica, desenvolvido por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ganha o terceiro lugar no Prêmio Mineiro de Inovação, na categoria “Produto”. O equipamento, que recebeu apoio do Programa de Incentivo à Inovação (PII) será uma alternativa que facilitará a transmissão de dados pela internet em alta velocidade e com custo reduzido.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O desenvolvimento da nova tecnologia foi iniciado em 2008 e teve a participação de mais de 70 pesquisadores. Com o apoio do PII, desenvolvido pelo Sebrae Minas e pela Sectes (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais), os pesquisadores transformaram a pesquisa em uma oportunidade de negócio. Eles criaram a empresa Smarti9, que desenvolve além de novas tecnologias PLC – Power Line Communication, outras soluções focadas na área de redes elétricas inteligentes e internet das coisas.

A tecnologia desenvolvida é pioneira no Brasil. O sistema permite que os usuários tenham acesso a internet por meio de um aparelho que fica instalado no poste, do lado de fora das casas, e de um modem, que ao ser acoplado em uma tomada, transmite o sinal decodificado para conexão.

“Funciona mais ou menos como uma TV a cabo. A empresa que fornece o serviço de internet libera o sinal para rede de energia elétrica. Esse sinal passa pelos fios até a casa do usuário. Lá ele vai precisar de um aparelho, ligado a qualquer tomada da casa, que vai permitir o acesso à internet em alta velocidade”, explica o pesquisador, que desenvolveu o modem, Moises Vidal Ribeiro.

Cada vez mais brasileiros têm acesso a internet, porém a qualidade do sinal ainda é um problema para muitos usuários. Está é uma das vantagens da internet via rede elétrica. O equipamento desenvolvido permitiria uma conexão de até 450 Mbps (megabits) por segundo. “Conseguiríamos facilmente uma velocidade de 20 Mbps por segundo, que já seria melhor que a velocidade convencional que varia entre 5 a 10 Mbps por segundo, e dependendo da região pode ser ainda menor”, conta.

Com uma taxa de transmissão elevadíssima possibilitaria o uso da tecnologia não somente nas residências como também nos setores industrias, navais, ferroviários e petrolíferos, já que não exige grandes investimentos para implantação e o custo de implantação da infraestrutura é bastante reduzido, por utilizar os próprios cabos de energia já instalados.

“Em áreas com muito material metálico as redes sem fio funcionam com limitação, já que o metal em grandes quantidades impede a propagação do sinal. Também deve ser avaliado que cabos de fibra ótica utilizados na rede comunicação são caríssimos”, afirma o pesquisador.

De acordo com Moises, outra vantagem é que o consumo de energia do modem seria menor que uma televisão ligada. “O consumo de energia neste sistema é o menor possível e sem impacto relevante na conta de luz”, diz .

O protótipo do modem já está pronto, porém os pesquisadores ainda buscam investidores para colocar o produto no mercado. Outro entrave é que apesar da internet via rede elétrica ser regulamentada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), ainda não existem prestadoras deste serviço no Brasil.

Reconhecimento
O Prêmio Mineiro de Inovação é uma iniciativa da Câmara Italiana de Comércio de Minas Gerais com apoio institucional do Governo do Estado de Minas Gerais e da FIEMG. O objetivo da premiação é reconhecer ideias que contribuam para o avanço do conhecimento em Minas Gerais, gerando projetos e soluções transformadoras. Com Agência Sebrae de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm