Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Cajuína do Piauí recebe Indicação Geográfica

cajuina
A Cajuína do Piauí recebeu na última semana a Indicação Geográfica, IG, emitida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial, INPI. A IG foi requerida pela União das Associações, Cooperativas e Produtores de Cajuína do Piauí, Procajuína, com o auxilio do Sebrae no Piauí. A bebida piauiense receberá o selo de Indicação de Procedência, que é uma das espécies da Indicação Geográfica.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

“A Indicação de Procedência é caracterizada por ser o nome geográfico conhecido pela produção, extração ou fabricação de determinado produto, ou pela prestação de dado serviço, de forma a possibilitar a agregação de valor quando indicada a sua origem, independente de outras características”. Geórgia Pádua – Gerente de Agronegócios do Sebrae/PI

“A Indicação de Procedência é caracterizada por ser o nome geográfico conhecido pela produção, extração ou fabricação de determinado produto, ou pela prestação de dado serviço, de forma a possibilitar a agregação de valor quando indicada a sua origem, independente de outras características. Dessa forma a Cajuína obtém um grande diferencial. Esse resultado positivo se deve ao esforço articulado entre o Sebrae no Piauí e os produtores de cajuína”, comenta a gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Agronegócio do Sebrae no Piauí, Geórgia Pádua.

A IG funcionará como uma grife que dará identidade própria e distinguirá sua qualidade diferenciada. Será um instrumento de propriedade industrial, que associará o nome do produto ao nome do Estado.

O selo da IG é ainda uma certificação da qualidade do produto e do respeito que os produtores têm em relação aos valores ambientais e sociais, o que fomentará o acesso a novos mercados, além de beneficiar um maior número de cajucultores.

Para que o registro junto ao INPI fosse deferido, o Sebrae no Piauí e outras entidades parceiras articularam ações de sensibilização, organização e capacitação dos produtores e um estudo sobre as características da cajuína e sua relação com o ecossistema da região produtora.

Atualmente, o Brasil possui diversas Indicações Geográficas, entre as quais se destacam o Vinho do Vale dos Vinhedos, o Café do Cerrado Mineiro, a Carne do Pampa Gaúcho, os Doces de Pelotas e a Cachaça de Parati. Com Agência Sebrae de Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm