Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Mortes e casos confirmados de Febre Amarela na região servem de alerta para paraminenses que não se vacinaram


A Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, exige há muitos anos que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) apresentem o cartão de vacina constando a imunização contra a Febre Amarela. Uma medida simples e eficaz contra a doença.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Com isso milhares de paraminenses colocaram o cronograma vacinal em dia e estão protegidos de várias doenças. Em Minas Gerais já existem regiões com surto de Febre Amarela.

Somente este ano a Secretaria de Estado de Saúde (SES) já registrou 61 mortes provocadas pela doença. Também foram confirmados 164 casos e outros 301 estão sendo investigados.

O município de Mariana já teve 21 casos comprovados por exames feitos pela Fundação Ezequiel Dias (FUNEDI), em Belo Horizonte. O vírus é transmitido através da picada de mosquitos, entre eles o Aedes aegypti, que também é vetor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika.

Na maioria dos casos de Febre Amarela os sintomas incluem febre, calafrios, perda de apetite, náuseas, dores de cabeça e dores musculares. A melhor forma de prevenção é a vacinação e o medicamento está disponível na rede pública.

De acordo com Paulo Duarte, secretário municipal de Saúde, as pessoas que já tomaram a vacina não precisam procurar as unidades de saúde para tomar uma dose de reforço. Quanto aos que ainda não tomaram a vacina, o alerta é importante por que seis casos e três mortes já foram confirmadas em municípios da macrorregião de saúde de Divinópolis:


Paulo Duarte
vacinafebreamarelapaulo1

Cerca de 90% da população de Pará de Minas já foi imunizada. Aqueles que ainda não tomaram a dose da vacina devem procurar as unidades de saúde. Quem for viajar durante o carnaval e vacinar agora não estará imunizado, pois, o efeito da vacina ocorre após dez dias em que a dose foi aplicada.

Não há motivos para pânico, mas é importante que as pessoas procurem a Policlínica ou os postos de saúde. Não existe uma estrutura para atender um grande número de pessoas repentinamente se forem registrados casos de Febre Amarela no município:

Paulo Duarte
vacinafebreamarelapaulo2

De julho de 2017 a fevereiro deste ano já foram registrados 353 casos em todo o país, sendo confirmadas 98 mortes. As informações são do último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm