Conselho cobra explicações sobre denúncias de transporte irregular de marmitas e precariedade de veículos da saúde

Imagem Redes Sociais

O presidente do Conselho Municipal de Saúde Flávio Medina Neto recebeu imagens veiculadas nas redes sociais contendo denúncias feitas por um servidor público municipal, lotado na Secretaria Municipal de Saúde.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Nos vídeos o motorista alega que anteriormente transportava pacientes para tratamento em Belo Horizonte, mas foi transferido para outro setor. Ele diz que atualmente está transportando marmitas para consumo na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Imagens Redes Sociais

As marmitas são feitas na cozinha do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), devidamente embaladas e acondicionadas em caixas fechadas e transportadas em um veículo Uno branco.

O denunciante alega que o veículo é utilizado para transportar pacientes com diferentes tipos de doenças para tratamento e está infectado. Acrescenta que a comida não poderia ser transportada no automóvel mesmo estando bem acondicionada. Também questiona a Vigilância Sanitária se as marmitas podem ser transportadas no veículo.

Imagens Redes Sociais

Em outro vídeo ele mostra a maca de uma ambulância sem o cinto de segurança para o paciente. Nas imagens aparece uma faixa branca e o motorista relata que ela está suja e infectada.

Imagens Redes Sociais

Em seguida o funcionário público mostra o lado interno da ambulância com alguns remendos com fitas. Segundo ele, o estado de conservação do veículo é muito precário e deveria ser feita a troca urgente.

Imagens Redes Sociais

Em outra situação denunciada, cujas imagens chegaram até o Conselho Municipal de Saúde, ele mostra uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde está sendo utilizada para transportar caixas de leite.

Ao receber as denúncias o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Flávio Medina Neto, enviou um ofício ao secretário municipal de saúde cobrando explicações sobre os fatos narrados nas denúncias.

Procurado pela reportagem do Portal GRNEWS, o secretário Paulo Duarte respondeu as questões levantadas pelo servidor municipal. Ele afirma que ao assumir a pasta deixou claro o sucateamento da frota de veículos da área da saúde.

Ressalta que atualmente o município não tem recursos para fazer a troca imediata dos veículos. Uma ambulância será comprada e o deputado estadual Inácio Franco (PV) está trabalhando a liberação mais verbas estaduais para a aquisição de outras duas ambulâncias:


Paulo Duarte
denunciasdasaudepauloduarte1

Deixa claro que a prioridade é a manutenção dos veículos para que o transporte de pacientes seja feito com segurança. Reconhece que a troca de todos os carros será feito gradativamente e agora o município paga caro porque no passado faltou a devida gestão no uso das ambulâncias:

Paulo Duarte
denunciasdasaudepauloduarte2

Sobre o transporte de marmitas, reitera que o projeto de comprar as marmitas do hospital tem como objetivo reduzir custos e gerar receitas para a instituição. Afirma que as entregas são feitas em carros usados no serviço administrativo da Saúde e com os devidos cuidados com higiene:

Paulo Duarte
denunciasdasaudepauloduarte3

Em relação à manutenção das ambulâncias, reconhece que os veículos estão demandando cuidados. A prioridade tem sido a segurança dos pacientes e o problema com a falta do cinto de segurança na maca já foi solucionado:

Paulo Duarte
denunciasdasaudepauloduarte4

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Flávio Medina Neto, continua aguardando a resposta oficial do secretário Paulo Duarte sobre as denúncias apresentadas pelo servidor da Prefeitura de Pará de Minas, para se posicionar sobre o assunto.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!