Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Chico e Canastra

ccantsPor ocasião da passagem do dia 04 de outubro, dia de São Francisco de Assis, em que também comemoramos o Dia Internacional da Ecologia, o Dia da Natureza e o Dia dos Animais, nos vem à mente a lembrança de nossos CAMINHOS pela Serra da Canastra, onde tivemos a oportunidade de visitar a nascente do Rio da Integração Nacional, o Rio São Francisco, conhecido carinhosamente por “Velho Chico”.

O Rio São Francisco está localizado dentro de um Parque, criado em 1972, o Parque Nacional da Serra da Canastra, que possui uma área de 71.525 hectares demarcados, e ocupa parte do território de três municípios mineiros: São Roque de Minas, Sacramento e Delfinópolis, no sudoeste de Minas Gerais.

A área reúne, na verdade, dois maciços: a Serra da Canastra e a Serra das Sete Voltas, com o vale dos Cândidos no meio. As altitudes variam entre 900 e 1.496 (torre da Serra Brava) e a vegetação predominante são os campos rupestres, com manchas de cerrado e matas ciliares.

A região ecoturística da Serra da Canastra, no entanto, é maior que o parque, e tem mais de 200 mil hectares, abrangendo, além dos três municípios que estão na área do parque, outros três: Vargem Bonita, São João Batista do Glória e Capitólio.

As Nascentes do Rio São Francisco (isso mesmo, são várias, e quem assistiu este episódio de CAMINHOS pela tv ou pela net sabe disso) se espalham por uma extensa área alagada na parte mais alta do parque, que é denominado Chapadão do Zagaia e fica no município de São Roque de Minas, a 1.428m de altitude. Os filetes d’água vão se juntando e, aos poucos, o rio ganha a sua configuração, seguindo rumo nordeste e banhando uma região marcada pela seca.

Na estrada que atravessa o parque por cima do chapadão está localizada a primeira ponte sobre o rio e o marco de sua nascente. Esse marco é uma imagem de São Francisco de Assis. Diz o folclore da região que a imagem desce do pedestal em noites de lua cheia para curar os animais feridos.

Aliás, entre os objetivos para a criação do Parque Nacional da Serra da Canastra, está justamente a proteção das nascentes do “Velho Chico”, além da preservação das espécies raras tanto da fauna quanto da flora, como ainda o fomento a atividades de pesquisa e ao lazer.

Chegar até a Canastra, é muito simples: para quem sai de Belo Horizonte, Sul de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo, o acesso principal a São Roque de Minas, uma das portas principais de entrada do Parque, é pela rodovia MG 050, que liga Belo Horizonte à região nordeste do Estado de São Paulo. Chegando à cidade mineira de Piumhi, o visitante deve entrar no primeiro trevo (para quem vem de Belo Horizonte e Rio de Janeiro) ou no segundo trevo (para quem vem de São Paulo) e atravessar a cidade seguindo a indicação das placas até a rodovia secundária de 60 km que leva a São Roque de Minas.

Já para quem sai de Araxá, Uberlândia, Uberaba, Cidades de Goiás e Distrito Federal, há outro acesso, via Bambuí, com 33 km de terra no trecho final. A referência principal é a BR 262 (Uberaba – Belo Horizonte). 13 km após passar pela cidade de Estalagem, entrar na BR 354 até Bambuí e de lá para São Roque de Minas.

ccantagQuando estivemos no Parque, no final de 2008, começamos o passeio pelo marco da nascente do Rio, onde chegamos bem pertinho da imagem de São Francisco, e daí partimos para visitar as principais cachoeiras da região.

Na verdade, há muito o que dizer sobre a Serra da Canastra, e certamente em várias outras oportunidades aqui nesse espaço faremos isso.

Mas uma coisa podemos dizer, com toda certeza: estar no Parque Nacional da Serra da Canastra é uma aventura inesquecível, e que vale a pena ser vivida e compartilhada com quem se ama.

Fica aqui nossa dica de hoje: uma visita ao Parque Nacional da Serra da Canastra, lugar de contato pleno com a natureza.

Até mais…

Leia outros textos de Renata Pereira e Renato Simões.

Pelos Caminhos de… Clique e descubra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm