Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Anistia Internacional exige libertação imediata de ativistas detidos na Turquia

O secretário-geral da Anistia Internacional (AI), Salil Shetty, manifestou-se nesta quinta (6) “profundamente indignado” com a detenção de elementos da organização na Turquia. Ele denunciou o “abuso de poder grotesco” das autoridades e exigiu a libertação imediata e incondicional dos ativistas detidos. A informação é da Agência Lusa.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

“Estamos profundamente perturbados e indignados com a detenção descarada, sem acusação formal, de alguns dos mais destacados ativistas dos direitos humanos, incluindo a diretora da Anistia Internacional na Turquia”, afirmou Shetty em comunicado enviado às redações.

“A detenção dela [Idil Eser] e de outros ativistas dos direitos humanos que participavam de uma ação de rotina, constitui abuso de poder grotesco e mostra a situação precária que os ativistas dos direitos humanos enfrentam no país”, acrescentou o secretário-geral da AI.

“Idil Eser e aqueles que foram detidos com ela devem ser libertados imediata e incondicionalmente”, exigiu o líder da organização.

Os líderes das 20 maiores economias do mundo, que se reúnem em Berlim, na Cúpula do G20, têm sido “extraordinariamente tolerantes com a dissolução dos direitos humanos na Turquia”, acusa o líder da Anistia no comunicado.

“Aproveitando a presença do presidente [Recep Tayyip] Erdogan entre eles, esta seria uma boa oportunidade para apelarem à libertação de todos os defensores dos direitos humanos atualmente detidos” na Turquia, sugeriu Salil Shetty.

Idil Eser, diretora da Anistia Internacional naquele país, foi detida pela polícia turca nessa quarta-feira (5), junto com mais sete ativistas, no momento em que participava de um ato sobre segurança da informação em Buyukada, uma ilha ao largo de Istambul.

Até o momento, a polícia turca não fez qualquer comentário sobre a situação, e os motivos da detenção são desconhecidos. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm