Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

ANA mapeia área irrigada de cana para ajudar na gestão dos recursos hídricos

Levantamento realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA) para mapear a área irrigada de cana-de-açúcar na região centro-sul do Brasil mostrou que, na safra 2015/2016, cerca de 1,72 milhão de hectares de cana foram irrigados na região. O estudo é importante para planejamento e gestão dos recursos hídricos, porque a cultura da cana tem a maior área irrigada do país, alcançando cerca de 30% do total irrigado, segundo a publicação da agência.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Do total irrigado da cana-de-açúcar na safra passada, 45% estão concentrados em São Paulo, 22,3% em Goiás e 19,9% em Minas Gerais, estados que, somados, respondem por quase 90% da área irrigada no centro-sul do Brasil. O estudo considerou apenas os canaviais que apresentaram resposta positiva à irrigação.

A cana-de-açúcar é uma das principais fontes de riqueza agrícola e ocupa uma área de cerca de 10,2 milhões de hectares nos estados do Sudeste, Centro-Oeste, Sul e Nordeste. Além da maior área irrigada e apesar do baixo consumo de água por hectare irrigado dessa cultura, há regiões em que a intensificação da irrigação gera preocupações com a possibilidade de disputas pela água.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima, para a safra 2016/2017, uma produção de 695 milhões de toneladas de cana, que devem ser utilizadas para produzir 39,8 milhões de toneladas de açúcar e 27,9 bilhões de litros de etanol.

Cálculo do déficit
O levantamento também mostrou o déficit de água e permite desenvolver políticas públicas para aumentar a segurança hídrica da cultura, uma das mais importantes do País, e também garantir o uso múltiplo do recurso, a exemplo do consumo humano e animal.

O cálculo do déficit foi fundamental no processo de associação das classes de cana aos diferentes tipos de irrigação: de salvamento (quando a água é usada para reduzir parcialmente o estresse hídrico, até a chegada do período chuvoso), que corresponde a 98,4% da área total irrigada; plena e semiplena, que, conjuntamente, representam apenas 1,58% da área de cana no centro-sul. A área de cana sob pivôs centrais e sistemas lineares totalizou 57 mil hectares.

O problema do déficit ocorre quando a quantidade de água fornecida pelas chuvas é menor do que a quantidade de água que a planta necessita para se desenvolver e produzir. Outro problema destacado foi a enorme insuficiência de água nos canaviais na safra 2015/2016, que superou a média histórica de 2014 e 2015, que se deu por conta da seca na região centro-sul.

O Brasil está entre os dez países com a maior área irrigada do planeta, embora utilize menos de 20% da área potencial. Considerando a importância da irrigação no uso da água e a carência de informações atualizadas, a ANA tem promovido estudos e parcerias para suprir a carência de informações.

Clique AQUI para baixar o estudo Cana-de-Açúcar Irrigada na Região Centro-Sul do Brasil. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm