Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Vacinação contra aftosa vai até 15 de junho e mais de 90 mil animais foram imunizadas na região de Pará de Minas


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) autorizou a prorrogação e os bovinos e bubalinos poderão receber a dose contra a febre aftosa até a terça-feira, 15 de junho.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A campanha terminaria em 31 de maio. A mudança foi adotada para que os resultados da imunização dos rebanhos não sejam comprometidos nesta 1ª etapa.

A paralisação geral dos caminhoneiros afetou a distribuição das vacinas. O trabalho é acompanhado de perto pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão ligado ao governo do Estado de Minas Gerais.

A vacinação é obrigatória e também a única forma de prevenir a doença. O produtor de gado tem até 10 dias após o encerramento da campanha para fazer a declaração da vacinação.

Quem descumprir o prazo será penalizado com multa de R$ 16,26 por animal. Aqueles com plantel de até 150 cabeças devem preencher a declaração da vacinação e entregá-la no escritório do IMA junto com a nota fiscal das vacinas.

Já o pecuarista com rebanho superior a 150 animais só declaram pelo site do órgão sanitário. De acordo com Lucas Silva Jardim, chefe do escritório do IMA em Pará de Minas, o estoque de vacinas nos estabelecimento ficou reduzido por causa da paralisação.

Os produtores de gado também estavam com dificuldades para ir até o escritório para fazer a declaração por falta de gasolina. A medida tomada pelo governo foi acertada em virtude destes transtornos:


Lucas Silva Jardim
vacinaaftosalucasjardim1

O IMA publicou um memorando interno para todos os fiscais proibindo as notificações por falta de vacinação até que a campanha seja encerrada. Atualmente já foram imunizados mais de 80% dos animais da região:

Lucas Silva Jardim
vacinaaftosalucasjardim2

Os proprietários dos animais que não comprarem a vacina durante a campanha terão que pagar uma multa de R$ 81,29. A compra deverá ser feita somente em lojas devidamente registradas.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm