Ações da campanha Maio Amarelo alertam motoristas e pedestres sobre a importância da segurança no trânsito


A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), com sede em Nova York, nos Estados Unidos da América, publicou uma resolução definindo de 2011 a 2020 a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O projeto foi elaborado com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) que contabilizou cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países somente no ano de em 2009.

Além disso, cerca de 50 milhões de pessoas sobreviveram às tragédias e convivem com sequelas. De acordo com a OMS,existe a perspectiva de que 1,9 milhão de pessoas poderão morrer no trânsito em 2020.

Se esta previsão for concretizada, nos próximos anos os acidentes de trânsito serão a quinta maior causa de mortalidade no planeta. Por isso foi lançada a campanha do Maio Amarelo.

A cor significa atenção. Motoristas e pedestres devem ficar atentos ao fluxo de veículos e respeitar as leis para evitar que acidentes aconteçam em ruas, avenidas, estradas e rodovias.

Mas o sargento Arnaldo Alves de Araújo, comandante do 4º Grupamento da Polícia Militar Rodoviária em Pará de Minas, tem uma boa notícia. Ele afirma que a maioria dos motoristas dirige com prudência e o número de acidentes na região é considerado baixo:


Arnaldo Alves de Araújo
maioamarelosargentoarnaldoalves1

Contudo, é preciso conscientizar alguns que ainda insistem em conduzir veículos falando ao celular. Alguns motociclistas pilotam usando chinelos, sem capacete de proteção e fazem manobras arriscadas:

Arnaldo Alves de Araújo
maioamarelosargentoarnaldoalves2

Os acidentes de trânsito representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país. Um enorme prejuízo que pode ser evitado com conscientização.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!