Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

LIRAa realizado em Pará de Minas registra 3,9% de infestação do Aedes aegypti, longe do índice ideal


O município de Pará de Minas concluiu na tarde desta sexta-feira, 6 de abril, o segundo Mapa da Dengue, como é chamado o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A coleta de dados é fundamental para o controle do mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikunguya e Zika Vírus. Com base nessas informações o poder público identifica os bairros onde estão os focos do inseto, bem como o tipo de depósito onde as larvas foram encontradas.

A partir dessas análises que o município tem melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do vetor. A cooperação da população é essencial nessa promoção da saúde pública.

O índice de infestação ideal para a prevenção de epidemias deve ser inferior a 1%, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde. Em 2018, o último LIRAa que havia sido realizado superou 6% e a expectativa era de reduzir para 2,5%.

Porém, Adilson José Batista, gerente do Departamento de Combate a Endemias, informa que o resultado obtido durante o levantamento foi de 3,9% e mostra o trabalho incansável das equipes da Secretaria Municipal de Saúde.

Apesar da queda no índice, a população precisa ajudar a chegar a 1% ou menos. Só assim os paraminenses estarão praticamente livres do risco de uma epidemia da doença, como infelizmente ocorreu em 2016:


Adilson José Batista
liraa04dilsonbatista1

O programa utilizado especificamente pelo Ministério da Saúde é alimentado com os dados do município. Em seguida é feito o sorteio das residências que serão visitas pelos agentes de combate a endemias:

Adilson José Batista
liraa04dilsonbatista2

Os cidadãos paraminenses precisam colaborar e evitar que água fique parada em recipientes dentro de casa. Também é importante abrir as portas para os agentes de combate a endemias vistoriarem e eliminarem focos nos imóveis.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm