Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

“O Cínico” é um grito de amor à vida

ocncator
Domingo eu assisti a um ensaio da peça “O Cínico”, de Rony Morais, que estreia neste sábado, no Teatro Municipal Geraldina Campos, em Pará de Minas. Em cena, o próprio Rony, esbanjando talento, e dois jovens atores: Gustavo Coelho e Gleisson Dias, que deram um show de versatilidade e força no palco – eles brilharam! –, cada um com a sua verdade, com a sua luz. Fiquei emocionado ao vê-los ali, no final de uma tarde chuvosa de domingo, entregando-se de corpo e alma a uma paixão que ao mesmo tempo é busca – pela perfeição, pela beleza. E vê-los interpretando meus personagens, dando vida a cenas que eu criei, deu-me uma alegria tão grande que até agora está aqui, vibrando no meu peito, junto com tudo que eu vi e senti. Há cenas fortes, chocantes, algumas tristes, mas também engraçadas, divertidas. Há música, poesia… Fiquei muito feliz com o resultado.

A peça mostra a luta de um jovem contra as injustiças do capitalismo – o trabalho mecânico e repetitivo do homem desumanizado, a concentração de renda, etc. – e seu conflito com os pais, um político corrupto e uma socialite arrogante e fútil, que esperam e cobram dele tudo que ele não é.

Mas ele não vai ceder. Vai se entregar ao que acredita, à sua paixão pelo teatro, pela filosofia, pela vida. Daí o conflito.

Assim resumida, a trama parece banal, mas não é. Quem assistir à peça verá que o texto reflete sobre a sociedade e o ser humano a partir de uma perspectiva muito pessoal – e, a meu ver, original – e que a costura das cenas, realizada pelo Rony e sua equipe, é de uma criatividade admirável. Sem falar na originalidade do cenário, dos figurinos, da música…

Muitas pessoas que não me conhecem, se assistirem à peça, certamente perguntarão se aquele jovem sou eu. Não. No fundo, sou tão sonhador e revoltado quanto ele, mas não vivi o conflito que ele viveu – não sofri o que ele sofreu –, porque meus pais aceitaram meu sonho de ser professor e minha paixão pelos livros, pela literatura, e me apoiaram. Minha inspiração para escrever “O Cínico” foi o meu sonho realizado – ou melhor, que eu continuo realizando, muitas vezes com dificuldade, buscando sempre mais –, não o conflito com a minha família, que não existiu. (Mas a revolta contra as aberrações do capitalismo está aqui, sangrando no meu peito…). E aquela cidade não é Pará de Minas. É o Brasil: todas as mazelas sociais e injustiças de todas as cidades do Brasil…

E você? Está realizando aquilo que realmente ama, do fundo do coração?

O Cínico

Dia 05/04, sábado, às 20 horas, e dia 06/04, domingo, às 18 horas, no Teatro Municipal Geraldina Campos – Pará de Minas – MG. Ingressos a R$10,00 na New Telecom (prédio da CTBC).

Flávio Marcus da Silva

Foto: os atores Gleisson Dias, Gustavo Coelho e Rony Morais, no ensaio da peça “O Cínico”, realizado na Academia Missaka, em Pará de Minas, no dia 29 de março de 2014.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm