Comandante da PM reafirma que PROERD não será ministrado em 2018, apesar de lei municipal


O Programa Educacional de Resistência as Drogas e à Violência (PROERD) não será ministrado em Pará de Minas em 2018. A notícia foi recebida com tristeza pela comunidade escolar e especialmente pelos pais de alunos.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O trabalho educativo tem ajudado milhares de jovens a conhecer os malefícios dos vícios com drogas. Além disso, são passadas técnicas de como rejeitar ofertas de entorpecentes por parte de traficantes.

As informações ajudam crianças e adolescentes e se protegerem do mundo das drogas que tem destruído muitas famílias. No entanto, as aulas não serão ministradas no município durante este ano letivo.

A informação foi repassada pelo tenente-coronel Paulo José de Azevedo, comandante da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar sediada em Pará de Minas.

Após a divulgação dessa informação, o ex-vereador Flávio Medina Neto citou a existência da lei municipal 5489/2013, de sua autoria, que trata da inclusão do PROERD nos projetos pedagógicos das escolas públicas e privadas de Pará de Minas.

A legislação municipal prevê a celebração de um convênio do município e o estado para que as atividades sejam realizadas nos estabelecimentos de ensino. Para isso é preciso haver um acordo entre as partes envolvidas.

Apesar dessa informação referente a legislação municipal, o comandante da Polícia Militar em Pará de Minas reafirma sua decisão de priorizar a repressão aos crimes violentos que estão crescendo na região.

O oficial reconhece a importância do PROERD no trabalho de prevenção ao uso de drogas. Porém, disse mais uma vez que o efetivo não possibilita a liberação de um militar para ministrar as aulas atualmente.

Mas deixa claro que o programa poderá ser reativado depois que forem atingidas as metas de combate aos crimes violentos. O objetivo maior agora é promover a segurança de toda a população da região:


Paulo José de Azevedo
pausaproerdtclpaulojose1

Explica que a convocação de um policial militar da reserva depende do Comando Geral da PM em Belo Horizonte. Informa ainda que verificará essa possibilidade para que o PROERD seja ministrado nas escolas de Pará de Minas:

Paulo José de Azevedo
pausaproerdtclpaulojose2

A Polícia Militar realizou no dia 7 de dezembro de 2017 a solenidade de formatura da última turma do PROERD com quase 500 alunos formandos. O evento aconteceu no poliesportivo do Clube ASCIPAM.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!