Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Aumento de combustível leva a saques e protestos no centro do México

mbus

Dezenas de lojas foram saqueadas e cerca de 200 pessoas detidas no México em meio aos protestos contra o aumento dos preços dos combustíveis. A informação é da Agência France Press (AFP).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O aumento dos combustíveis, de até 20,1%, entrou em vigor em 1º de janeiro e, desde então, pequenos grupos de manifestantes estão impedindo a venda em alguns postos de gasolina e bloqueando algumas estradas.

Na quarta-feira (4), lojas de quatro municípios do estado do México, vizinho da Cidade do México, sofreram com arrastões e saques de pessoas em motos e até em caminhonetes.

“Com o pretexto de protestar, algumas pessoas roubaram e cometeram atos de vandaismo”, disse o governo do estado do México em comunicado. Até o momento, segundo a nota, foram detidas 161 pessoas, sendo que 35 menores de idade. Na Cidade do México, 23 lojas foram saqueadas e 64 pessoas detidas.

A secretaria de Governo assegurou que a polícia da capital fará tudo para evitar novos saques e insistiu que os comerciantes abram suas lojas normalmente.

O presidente Enrique Peña Nieto disse que compreende o aborrecimento sofrido pelos cidadãos diante da situação, comentando pela primeira vez o tema em nota à imprensa.

“Compreendo o aborrecimento e a revolta que há entre a população em geral e distintos setores da nossa socieade, mas apelo à compreensão de todos”, declarou, tentando explicar a decisão de aumentar os preços dos combustíveis.

De acordo com ele, não se trata de um aumento resultante das reformas no setor energético ou fiscal, e sim consequência do aumento dos preços internacionais da gasolina. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm