Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Duas pessoas morrem em decorrência das chuvas em MG

Desde o início do período chuvoso em Minas Gerais, no começo de outubro, cinco pessoas morreram por causa dos temporais, duas delas nos primeiros quatro dias de dezembro. Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, mais cinco pessoas podem ter morrido devido à forte chuva que atingiu o estado desde a noite dedomingo (3).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Em Vespasiano, na região metropolitana de Belo Horizonte, um homem está desaparecido desde a noite de domingo após cair em uma enxurrada, próximo a Lagoa do Morro Alto. As buscas estão em andamento. Em Urucânia, na Zona da Mata, os bombeiros buscam duas crianças e uma mulher que teriam desaparecido na tarde desta segunda (4) durante a chuva. Em São Pedro dos Ferros, também na Zona da Mata, o corpo de um idoso de 80 anos foi encontrado hoje após uma chuva intensa e há suspeita de que tenha falecido em decorrência da chuva.

De acordo com o boletim da Defesa Civil de Minas, duas das cinco mortes registradas até agora por causa das chuvas foram confirmadas hoje. Em Ribeirão das Neves, próximo a Belo Horizonte, uma vítima identificada apenas como Joanita, de aproximadamente 80 anos, teve sua casa alagada neste domingo, não conseguiu deixar o local e morreu afogada. Ela foi encontrada já sem vida pelos bombeiros e equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

No sábado (2), a Polícia Militar de Perdizes, no Triângulo Mineiro, foi chamada para procurar um menino de 6 anos de havia caído em um bueiro e sido arrastado pela enxurrada A criança foi localizada sem vida a aproximadamente 300 metros do local onde caiu.

Belo Horizonte
A Defesa Civil de Belo Horizonte está em estado de alerta por causa das chuvas fortes dos últimos dias e que devem continuar até o fim desta semana. O subsecretário municipal de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves, informou que nos quatro primeiros dias de dezembro, a Defesa Civil da capital recebeu 319 ocorrências relativas a alagamentos, deslizamentos de encostras, erosão, queda de muro de arrimo e queda de árvores. “Temos registro de uma família com ferimentos leves, mas felizmente não houve vítimas fatais no município”, disse, referindo-se à queda parcial de uma residência localizada no bairro Minas Caixa.

Na região oeste da capital mineira, choveu 292 milímetros (mm) em quatro dias, 91% do que estava previsto para o mês inteiro. Na região noroeste da cidade, já choveu 80% do previsto para o mês. A média climatológica prevista para dezembro em Belo Horizonte é de 319,4 mm. “A previsão é que chova 80 mm até amanhã. E a previsão de chuva até sexta feira é de mais 100 mm. A cidade está em alerta”, disse Alves.

Segundo o subsecretário de Defesa Civil, Belo Horizonte é cortada por mais de 700 quilômetros de rios e córregos, o que aumenta a possibilidade de transbordamentos. “É uma cidade com muitos cursos d’água, alguns tampados e outros a céu aberto, então nós tivemos importantes córregos que transbordaram e causaram alagamentos em casas e a gente está fazendo o atendimento dessas famílias”.

Por causa do alagamento de algumas vias, o transporte público de Belo Horizonte tem sofrido algumas alterações “As mudanças já fazem parte do nosso plano de contingência, temos os 80 pontos de inundação da cidade mapeados e quando precisamos fazer o fechamento preventivo, os itinerários alternativos já estão planejados”, disse o subsecretário.

Sobrevoo
Nesta segunda-feira, os ministros da Integração Nacional, Helder Barbalho, e das Cidades, Alexandre Baldy, sobrevoaram a região metropolitana de Belo Horizonte para verificar o impacto das chuvas no município de Ribeirão das Neves, o mais afetado pelos temporais dos últimos dias. O município decretou situação de emergência na quinta-feira (30).

Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, 80 pessoas estão desalojadas e 12 estão desabrigadas em Ribeirão das Neves. Quatro casas foram destruídas e 181 danificadas, além de estragos em um hospital e quatro escolas municipais. Com Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm