Desenvolvimento da agricultura comprova eficácia do trabalho do extensionista rural

tomate_verdura290115
Nesta terça-feira (06) comemora-se o Dia Nacional do Extensionista Rural. A comemoração tem como objetivo valorizar o extensionismo rural, o qual surgiu com a tarefa de qualificar e expandir a produção agrícola, principalmente das famílias e de pequenas comunidades.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O Dia Nacional do Extensionista Rural é comemorado anualmente no dia 6 de dezembro. Nesta mesma data, no ano de 1948, foi inaugurada a primeira instituição de extensão rural do país, a Associação de Crédito e Assistência Rural de Minas Gerais (Acar).

Milhares de extensionistas rurais atuando em entidades estaduais de assistência técnica e extensão rural, em 4.596 municípios. Essa força de trabalho possibilita a implementação de políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável.

Trata-se de uma das condições para a diminuição das desigualdades sociais, aumento da oferta de emprego e promoção da segurança alimentar. Na região de Pará de Minas, onde o agronegócio corresponde a 60% da economia, a profissão é de suma importância.

Itamar José Ribeiro, extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), trabalha na função há 41 anos. Ele afirma que o maior desafio é trabalhar os custos de produção com o homem do campo, dando suporte técnico e incentivando a agricultura:

itamar_jose_ribeiro0211216
Itamar José Ribeiro
extencionistaitamarjoseribeiro

A Emater existe há 68 anos no estado. Em Pará de Minas o escritório funciona há 65 anos. A entidade conta com 1.900 extensionistas que atendem a 400 mil produtores rurais em todo o estado de Minas Gerais.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!