Choveu mais de 94 milímetros em poucas horas em Pará de Minas e ribeirão Paciência cheio atraiu paraminenses

ribeirao_paciencia_chuvas051216c
As fortes chuvas que caíram em Pará de Minas no fim de semana chamaram a atenção pelo volume que caiu em poucas horas. A reportagem do Portal GRNEWS buscou informações da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas, e os dados oficiais da corporação que monitora o índice pluviométrico de chuvas no município confirmam que choveu na cidade em poucas horas 94,3 milímetros, entre as 7 horas de domingo (4) e ás 7 horas desta segunda (5).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os Bombeiros também confirmaram que nenhuma ocorrência grave foi registrada por causa das últimas chaves até o momento, nem mesmo de acidentes de trânsito em decorrência das chuvas.

As chuvas dos últimos dias se tornaram motivo de comemoração por parte da população. Nos últimos anos a estiagem trouxe sérios problemas para os paraminenses, pois sofreram com a falta d’água.

Nos momentos mais críticos da crise hídrica, alguns bairros da cidade chegaram a ficar até 26 dias sem água. O prefeito Antônio Júlio de Faria (PMDB) chegou a declarar estado de emergência no município.

ribeirao_paciencia_chuvas051216b
Caminhões-pipa foram utilizados na época pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Além disso, poços artesianos complementavam o abastecimento, pois os mananciais da região estavam praticamente secos.

O problema foi resolvido com a chegada da Concessionária Águas de Pará de Minas, que em um tempo recorde construiu 28 quilômetros de uma rede adutora entre a Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro Nossa Senhora das Graças e o rio Paraopeba, na região do distrito de Córrego do Barro.

ribeirao_paciencia_chuvas051216
Mesmo assim, a preocupação continuou devido ao baixo volume de chuvas que caíram. A concessionária de abastecimento de água e tratamento de esgoto sempre destacou a importância do uso racional do recurso natural.

Na manhã desta segunda-feira (05) as cenas do ribeirão Paciência eram contempladas por muitos moradores na Ponte da Amizade, no bairro São Luiz. Todos estavam emocionados com o ribeirão Paciência cheio.

O borracheiro José Lúcio Fernandes trabalha naquela região e estava comemorando a chegada das chuvas. Ele ressaltou que o cenário era muito bonito e não tinha sido visto pelos paraminenses há alguns anos:

jose_lucio_fernandes051216
José Lúcio Fernandes
chuvasjoseluciofernandes

A dona de casa Maria Helena aproveitou até para tirar fotos do Ribeirão Paciência. Ela lembra que há muitos anos a vazão de água era boa e registrou as imagens para mostrar aos filhos:

maria_helena051216
Maria Helena
chuvasmariahelena

ribeirao_paciencia_chuvas051216a
A elevação do volume de água no ribeirão Paciência e Córrego dos Paivas também é motivo de alívio para a Concessionária Águas de Pará de Minas. Com quantidade de água suficiente nestes dois mananciais de captação, não é necessário o bombeamento de água do rio Paraopeba, no distrito de Córrego do Barro, para abastecer a cidade.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!