Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

MP aguarda laudo da SUPRAM para acionar empresas poluidoras do ribeirão Paciência


Há alguns meses foram divulgadas diversas denúncias de poluição no ribeirão Paciência, em Pará de Minas. Foram feitas fotos e filmagens mostrando o despejo de efluentes industriais no curso d’água.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Além da coloração pastosa da água, o cheiro era forte do esgoto e assustador. A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal visitou o manancial, também registrou o fato e ficou de enviar um relatório a Promotoria de Justiça.

A concessionária Águas de Pará de Minas também acompanha todos os rios, lagos e ribeirões do município. Outro órgão que nasceu este ano e tem ajudado no trabalho de campo é a Agência Reguladora do Serviço de Água e Esgoto (ARSAP).

A Polícia Militar de Meio Ambiente também foi acionada várias vezes e registrou ocorrências sobre a poluição que é creditada a algumas empresas paraminenses.

Todo o material chegou para o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) na Comarca de Pará de Minas. De acordo com o promotor de Justiça, Delano Azevedo Rodrigues, curador do Meio Ambiente, o material mostra claramente a poluição. Porém, é preciso de um relatório técnico e para isso foi acionada a Superintendência Regional de Meio Ambiente (SUPRAM):


Delano Azevedo Rodrigues
poluicaodelano1

Ao verificar o ribeirão Paciência é visível a falta de peixes e plantas aquáticas. Esses danos vêm sendo provocados por algum agente despejado no curso d’água e por isso é importante continuar trabalhando para a conscientização dos empresários e da população:

Delano Azevedo Rodrigues
poluicaodelano2

O promotor de Justiça informa que foram abertos inquéritos civis públicos para diversas empresas. Alguns empresários atenderam prontamente os pedidos e fizeram as devidas adequações. Entretanto, outros ainda precisam adotar as medidas previstas na lei ambiental:

Delano Azevedo Rodrigues
poluicaodelano3

A expectativa é de que o laudo técnico da SUPRAM seja encaminhado ao Ministério Público dentro em um prazo de até 60 dias. A partir desse levantamento que será possível acionar as empresas responsáveis pela poluição e adotar as providências legais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm