Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Palacete centenário é novo centro cultural do Rio

Tânia Rêgo/Agência Brasil

Botafogo é um bairro na zona sul do Rio de Janeiro que procura preservar seus casarões antigos. É lá que ficam construções onde funcionam atrações culturais como a Casa de Rui Barbosa, os museus do Índio e Villa Lobos e o Palácio do Catete. E ainda o Palácio da Cidade, sede da prefeitura da cidade. A eles se junta, desde sexta (3), a Casa Firjan, uma área de 10 mil metros quadrados onde estão um palacete e duas casas geminadas, todos de 1906, e que fazem parte do patrimônio histórico e cultural do Rio de Janeiro.

“É uma ruptura. É preciso ter essa conversa com a sociedade. E o Rio de Janeiro conversa com o Brasil”, disse o presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, sobre o novo empreendimento.

A conversa com a sociedade é proposta no modelo do complexo cultural, voltado principalmente para a inovação, o empreendedorismo e o momento atual do mercado mundial de profissões. Segundo o Fórum Econômico Mundial de 2016, 30% das profissões atuais não existiam há 10 anos e 65% das crianças que entram hoje na escola vão trabalhar em profissões que ainda não existem.

A Casa Firjan vai abrigar exposições, música, cinema, restaurante, café, palestras, debates, cursos livres e laboratórios técnicos. A expectativa é de um público anual de 200 mil pessoas, que também poderá aproveitar os salões para recepções e reuniões e o terraço principal, ideal para happy hours.

Tânia Rêgo/Agência Brasil

Em estilo art nouveau, as três construções começaram a ser restauradas em 2011 e contam um pedaço da história da cidade. Foi construída por Eduardo Pallasim Guinle, fundador da Companhia Docas de Santos e avô de Octavio Guinle, que construiu o Copacabana Palace. O patriarca dos Guinle no Brasil deu o palacete para a sua filha, Celina, que morou lá com o marido, Linneo de Paula Machado e seus quatro filhos. A propriedade ficou com a família até 2005.

Junto às três construções centenárias, foi erguido um prédio em estilo contemporâneo, onde funcionarão os laboratórios da Firjan, voltados principalmente para a inovação. O projeto ganhou o segundo lugar do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura por suas características de sustentabilidade e harmonia com o patrimônio histórico.

A exposição inaugural chama-se “Transformação” e ocupa três áreas do complexo. No palacete, o visitante tem contato com a mostra “Os pioneiros”, que destaca personalidades empreendedoras como Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá; José Granado (das Casas Granado) e a família Gelli. E a mostra a “Materialidade” que apresenta o trabalho dos artistas Raul Mourão, Gustavo Prado e Adriana Eu. Há ainda um terceiro espaço, onde o visitante brinca com a realidade virtual e o futuro das profissões, por interatividades.

Os jardins serão abertos à visitação. Assim como o café e o restaurante, que têm a assinatura da chef Flávia Quaresma. O ingresso da exposição custa R$ 10 (R$ 5, meia entrada), com gratuidade às terças-feiras. Com Agência Brasil

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm