Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Definidas novas regras para importação de animais no Mercosul

Secretaria de Agricultura de São Paulo/Divulgação

O Brasil agora tem novas regras para o comércio internacional de material genético de equídeos (como cavalos), bovinos e bubalinos (como búfalos), além de embriões bovinos, in vivo (do ventre da mãe) e in vitro e de sêmen suíno. A medida, anunciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), tem o objetivo de garantir maior segurança sanitária para a pecuária brasileira e facilitar o comércio.

Argentina, Paraguai, Uruguai e associados do Mercosul agora devem cumprir novas exigências zoossanitárias. Entre as inovações, está a possibilidade de agregar em uma única certificação as regras para a importação temporária de equídeos e o retorno de equinos para participarem de eventos sem fins reprodutivos. De acordo com a pasta, essa medida representará ganho em agilidade, sem perda de segurança sanitária.

O Brasil é protagonista no comércio internacional de genética bovina, tanto na produção mundial de embriões “in vivo” quanto “in vitro (PIVE)” – o País é o maior produtor mundial e de referência no uso de PIVE em bovinos. No Mercosul, os requisitos zoossanitários protegiam apenas a importação de embriões bovinos in vitro. A partir de agora, estão ambos protegidos.

Para o setor de suínos, a nova norma traz uma atualização desses requisitos para a importação de sêmen congelado, cuja regra vigorava há mais de 15 anos. O país exportador deverá comprovar que o material genético está negativo para febre aftosa e para as principais doenças dessa espécie de animal. Com informações do Ministério da Agricultura.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm