Banner Águas de Pará de Minas   Banner Facebook

Equipes de Saúde Bucal receberão formação técnica

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), vai formar 80 trabalhadores do Sistema Único de Saúde em Técnicos em Saúde Bucal (TSB). As aulas serão ofertadas nos municípios pólos de Belo Horizonte e Governador Valadares, contemplando alunos de até 24 municípios mineiros.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O curso será direcionado aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) que atuam nos serviços de saúde bucal de secretarias municipais de saúde e órgãos públicos. O objetivo da ação é qualificar os alunos com competências necessárias à prestação de cuidados no âmbito da promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, em especial, nas equipes da Estratégia de Saúde da Família.

A referência técnica do curso na ESP-MG, Ludmila Brito, ressalta a importância do trabalho da odontologia no âmbito da Atenção Primária à Saúde no SUS, que demanda profissionais qualificados para a composição das equipes de saúde bucal.

“É evidente a necessidade de investir na formação e na qualificação de trabalhadores, de forma a contribuir para a reorganização das ações e serviços de saúde bucal, como parte fundamental da construção do SUS em Minas Gerais”, explica.

Ainda de acordo com Ludmila, a formação em TSB, no próprio serviço, favorece a reorganização das práticas em saúde bucal por meio da construção do conhecimento via reflexões e problematizações da realidade do processo de trabalho do aluno.

“Além disso, promove ao município a possibilidade de conversão de modalidade de Equipe de Saúde Bucal da Estratégia de Saúde da Família I para II, o que representa grande avanço na luta pelo alcance da integralidade e universalidade das ações de saúde no SUS”, completa.

O curso
O curso de TSB é tradicional da ESP-MG, que nas últimas duas décadas ofertou 57 turmas, com mais de 2000 alunos formados de todas as regiões do estado.

Com carga horária total de 1.300 horas, o curso tem duração prevista de 15 meses e o período de prática supervisionada acontece com atividades planejadas e acompanhamento do respectivo docente (cirurgião dentista) e é realizado no local de trabalho do aluno, junto às demais atividades desempenhadas no cotidiano trabalho do aluno.

Oferta
A próxima oferta do curso TSB inclui duas turmas com 40 vagas cada voltadas preferencialmente para trabalhadores das regiões de saúde de Betim (Região Ampliada de Saúde de Belo Horizonte) e Santa Maria do Suaçuí/São João Evangelista (Região Ampliada de Saúde de Governador Valadares), que abrangem os seguintes municípios: Betim, Bonfim, Brumadinho, Crucilândia, Esmeraldas, Florestal, Igarapé, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme, Piedade do Gerais, Rio Manso, São Joaquim de Bicas, Água Boa, Cantagalo, Frei Lagonegro, José Raydan, Paulistas, Peçanha, Santa Maria do Suaçuí, São João Evangelista, São José do Jacuri, São Pedro do Suaçuí e São Sebastião do Maranhão.

A informação sobre o período de realização do curso será divulgada, em breve, pela ESP-MG. Com Agência Minas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm