Banner Águas de Pará de Minas   Prefeitura de Pará de Minas

Fim da contribuição sindical obrigatória pode fechar muitos sindicatos deixar trabalhadores sem representação


A avaliação é de líderes sindicais de Pará de Minas com base em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que por 6 votos a favor e 3 contra o plenário decidiu que o fim do desconto obrigatório da contribuição sindical no salário dos trabalhadores é constitucional. Esta foi mais uma batalha da reforma trabalhista realizada pelo governo do presidente Michel Temer (MDB-SP).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A regra estava sendo questionada em ao menos 16 ações já ajuizadas no STF contra as mais de 100 mudanças nas Consolidações das Leis do Trabalho (CLT). Entidades discordavam da mudança.

O fim da contribuição extinguiu repentinamente uma importante fonte de receitas da grande maioria dos sindicatos. Em Pará de Minas o reflexo da decisão do STF já está sendo sentido.

Em funcionamento desde o ano de 1938, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem nunca tinha passado por uma crise financeira tão severa.

De acordo com Neuler Ribeiro, presidente da entidade, a aprovação do fim da contribuição sindical por parte do Poder Judiciário foi o tiro de misericórdia. Também acrescenta que as homologações dos contratos de trabalho deveriam ser feitas pelo Ministério do Trabalho e Emprego:


Neuler Ribeiro
fimdacontribuicaosindicalneulerribeiro1

O sindicalista já dispensou os serviços de um médico que prestava serviço aos trabalhadores associados há muitos anos. Outra medida é mudar para outro imóvel de aluguel com um preço acessível e colocar a sede a disposição para aluguel para aumentar a renda do sindicato dos têxteis:

Neuler Ribeiro
fimdacontribuicaosindicalneulerribeiro2

Para Joaquim Luiz de Freitas, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário de Pará de Minas, a decisão foi tomada de forma arbitrária e beneficiou apenas os patrões:


Joaquim Luiz de Freitas
fimdacontribuicaosindicaljoaquimfreitas1

Ele também acredita que a grande maioria dos sindicatos será fechada em todo o Brasil. O movimento contrário ao sindicalismo continua entre os empregadores e muitos funcionários não se associam:

Joaquim Luiz de Freitas
fimdacontribuicaosindicaljoaquimfreitas2

A contribuição sindical era obrigatória e vinha descontada na folha de pagamento dos funcionários das empresas para ser repassada às entidades de classe. Os valores eram referentes a um dia de trabalho.

shop giày nữthời trang f5Responsive WordPress Themenha cap 4 nong thongiay cao gotgiay nu 2015mau biet thu deptoc dephouse beautifulgiay the thao nugiay luoi nutạp chí phụ nữhardware resourcesshop giày lườithời trang nam hàn quốcgiày hàn quốcgiày nam 2015shop giày onlineáo sơ mi hàn quốcshop thời trang nam nữdiễn đàn người tiêu dùngdiễn đàn thời tranggiày thể thao nữ hcm